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PA-140

Setran finaliza obra de drenagem no Igarapé do Tatu, em Santa Izabel

Obra triplica capacidade de vazão das águas, solucionando a questão dos constantes alagamentos

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/11/2019 09h21

Trecho da pista deve ser liberado para o tráfego nesta sexta (15), após ser pavimentadoA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) deve concluir, nesta sexta-feira (15), a instalação de mais de 20 metros de bueiro duplo, que triplicam a capacidade de vazão das águas do Igarapé do Tatu, no km 02 da PA-140, no município de Santa Izabel, no nordeste paraense. A obra vai solucionar o problema dos constantes alagamentos, que há décadas, afeta os moradores da área e se repetia a cada chuva ou subida de maré, transbordando as margens da via.

A frente de trabalho está com operários no local há cerca de oito dias. Nesta sexta (15), o trecho da pista será pavimentado e liberado para o tráfego.

O borracheiro Domingos Alves já sofreu com as enchentes e está confiante de que a obra vai resolver o problemaO borracheiro Domingos Alves, que mora há cerca de 20 anos no local, perdeu as contas de quantas vezes teve de reconstruir a oficina de madeira, após tudo ser destruído pelas enchentes. “A água subia mais de um metro acima da pista. Tinha sempre que remanejar os equipamentos para não perder meu meio de trabalho, mas agora estou botando fé que a obra que está sendo feita aqui vai resolver esse problema”, disse.

A reconstrução do sistema de drenagem sob o Igarapé do Tutu faz parte do cronograma de conservação da PA-140, que está com outra frente de trabalho no km 12 da rodovia. Estão sendo feitos serviços de tapa-buraco e limpeza de acostamento.

Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, as frentes de conservação da via seguem trabalhando enquanto o órgão executa os tramites legais necessários para pavimentar, em 2020, 68 quilômetros da rodovia, que começa em Santa Izabel do Pará, interligando os municípios de Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré, Bujaru e Concórdia do Pará. Ao todo, são 214,7 quilômetros de extensão, construídos há cerca de 20 anos. O trecho que será reconstruído está com toda a base e sub-base comprometidas, dificultando os serviços de conservação (tapa-buraco).

Ainda na PA-140, 68 quilômetros da via serão reconstruídosEstá em licitação o primeiro trecho da rodovia, que está mais crítico, com 38 quilômetros de extensão, entre Santa Izabel e Bujaru. “O povo de Santa Izabel pode ficar tranquilo que esse é um compromisso do governador Helder Barbalho, haja vista que a rodovia sofreu grande processo de desgaste pelo longo período sem manutenção e será totalmente reconstruída. Será feita uma nova base de 20 centímetros e sub-base de outros 20 centímetros, e uma camada de asfalto de 5 centímetros, garantindo maior vida ao pavimento da rodovia”, detalha o secretário.

O outro trecho, com 30 quilômetros – ligando Bujaru a Concórdia do Pará -, deverá ser licitado ano que vem, pois o desgaste do pavimento é inferior ao constatado no trecho entre Santa Izabel e Bujaru.