Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Capacitação e orientação educativa estreitam parceria da Celpa com o TerPaz

Vários serviços estão definidos para beneficiar moradores dos bairros contemplados pelo programa

Por Paulo Garcia (SETRAN)
13/11/2019 16h44

Curso de aperfeiçoamento empresarial, capacitações, consultorias individuais e orientações de investimento, como orientação educativa sobre eficiência energética e uso racional de energia, são algumas das ações previstas para as áreas de abrangência do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), como resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e a concessionária de energia Celpa. As ações foram expostas por representantes da empresa na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Secretaria.

As ações foram expostas por representantes da Celpa a gestores da Seac“Essa é mais uma iniciativa de atuação conjunta do governo do Estado com a Celpa, que vai se traduzir em benefício à população. É importante para a Celpa - que é uma empresa prestadora de serviço - estar integrada a todas essas operações”, disse Sergio Ricardo de Andrade, diretor Comercial da Celpa.

Outras ações que já fazem parte do cronograma da Celpa, e vão integrar o Programa TerPaz, são cadastros e substituições de refrigeradores, trocas de lâmpadas e substituições de instalações elétricas residenciais. "Nesse encontro, a gente conseguiu definir ações conjuntas, como doações de geladeiras, trocas de lâmpadas e, inclusive, o cadastro de tarifa social que pode reduzir até em 65% a conta de energia, deixando-a mais adequada à capacidade de pagamento do cliente”, acrescentou Sergio de Andrade. 

Próximo da comunidade - O gerente de Relacionamento da concessionária, Haroldo Nobre da Cunha, destacou que a parceria é uma forma de estreitar, também, a comunicação com os moradores atendidos pelo TerPaz. “A Celpa tem uma série de ações que já desenvolve junto à comunidade, e o que a gente vê nessa parceria é uma oportunidade de chegar mais perto da comunidade. A gente não podia ficar de fora de um projeto que tem uma abrangência tão grande, e que está a serviço da população”, ressaltou Haroldo da Cunha.

“A chegada da Celpa vai ser mais um case de sucesso nos bairros de atuação do TerPaz, porque a espera por este tipo de serviço é muito grande, e todo mundo só tem a ganhar”, frisou Marisa Lima, uma das coordenadoras das redes locais do programa  nos bairros.

Resultados - O TerPaz é uma diretriz do Governo do Pará destinada ao enfrentamento da violência e da vulnerabilidade social em sete bairros da Região Metropolitana de Belém. O programa vem sendo implementado desde junho deste ano, com resultados já visíveis na redução dos índices de criminalidade.

O programa associa ações de segurança pública (com a presença ostensiva de forças policiais) a políticas públicas, marcadas pela presença constante das secretarias de Estado. Saúde, trabalho e renda, ciência e tecnologia, educação e meio ambiente estão nas prioridades do TerPaz, coordenado pela Seac.

Também participaram do encontro o coronel Marcos Aurélio Lopes, diretor de Desenvolvimento Comunitário da Seac; Haelton Costa, assessor da Secretaria, e as coordenadoras das redes locais do TerPaz, Gabriela Oliveira, Juliana Chaves e Delma Coelho.