Livraria flutuante chega a Belém: navio Logos Hope abre para visitação quarta-feira (13)

Veja os detalhes sobre as visitações e as atividades disponíveis dentro do navio.

12/11/2019 16h30 - Atualizada em 12/11/2019 18h02
Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)

A capital paraense recebe pela primeira vez o Navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo com mais de 5.000 títulos de livros, em Português e Inglês, abrangendo uma ampla variedade de publicações educacionais, profissionais e de carreira, de desenvolvimento pessoal, passatempos e cristãs, neste mês de novembro. O navio atracará às margens da Baía do Guajará, na Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas.

Em 1981, Belém recebeu a visita do navio Doulos, que navegou pelas águas mundiais de 1977 a 2009. Em 2019 a visitação ao Logos Hope iniciará no dia 13 de novembro, às 14h até às 21h. O navio segue aberto ao público até o dia 27 de novembro, nos seguintes horários: terça a sábado: 10h30 às 21h e aos domingos de 14h às 21h. Não haverá visitação nas segundas-feiras.

O acesso será mediante compra de ingresso no valor de R$5, no momento da visita. Crianças menores de 12 e adultos maiores de 60 anos possuem entrada franca. A vinda do Navio Logos Hopes a Belém conta com a parceria da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas com apoio do Governo do Estado do Pará.

Atividades

No dia 24 de novembro de 14h30 às 16h30, a tripulação internacional do navio vai apresentar a peça “O Leão, a Feiticeira e o Guarda roupa”, baseado nas Crônicas de Nárnia, um dos livros mais famosos de C.S. Lewis. A apresentação vai ser apenas para surdos (acima de 7 anos) e teremos 2 tradutores de libras.  Para assistir é necessário enviar um e-mail para:  ednusiaqueiroz@gmail.com

A peça também vai se apresentar para o público em geral nas seguintes datas e horários: 17 de novembro, às 14h30 e às 18h30 e 24 de novembro, às 18h30, os ingressos para a peça podem ser adquiridos pelo site.

Para conhecer os eventos de cunho cristão que irão acontecer acesse: https://www.eventbrite.com.br/o/logos-hope-amp-om-brasil-27478493367

O Navio

O MV Logos Hope é a maior livraria flutuante do mundo. Porém, esse navio inspirador é muito mais que isso. Além da sua grande carga de livros a preços especiais, o Logos Hope leva consigo uma equipe de voluntários internacionais comprometidos com uma visão e um propósito únicos: compartilhar conhecimento, ajuda e esperança às pessoas do mundo.

Operado pela GBA Ships sediada na Alemanha. Representando 60 nacionalidades, a comunidade flutuante do Logos Hope é uma expressão genuína de cooperação internacional e boa vontade. Os 400 voluntários vêm de diferentes experiências de vida, têm profissões diversas, são uma mistura de idades e, às vezes, juntam-se ao navio com famílias inteiras, incluindo crianças. Estas têm, inclusive, sua própria escola a bordo.

Todos têm um papel a desempenhar para manter o Logos Hope em funcionamento e permitir que a comunidade funcione: desde aqueles com habilidades profissionais de navegação e engenharia até a equipe clínica a bordo, professores e cozinheiros. Ninguém recebe um salário, independentemente de ser o comandante ou um dos faxineiros. Cada membro da tripulação levantou patrocínio para cobrir os custos de seu período de dois anos de serviço.

Motivados por sua fé pessoal, os voluntários do Logos Hope se esforçam para fazer a diferença na vida das pessoas que encontram nos portos ao redor do mundo. Seu tempo a bordo também amplia seus horizontes ao conhecer diferentes lugares e trabalhar ao lado de pessoas de diferentes culturas. Nas últimas quatro décadas, milhões de pessoas foram impactadas e inspiradas pela visita do Logos Hope ao seu país.

O Logos Hope foi construído em 1973 e chamado inicialmente de “Gustav Vasa”. Originalmente construído como uma balsa, a embarcação navegou pelas rotas do Atlântico Norte.

Em 1983, o navio mudou de mãos sendo adquirido pela Smyril Line. Foi renomeado como “Norröna” e navegou entre as Ilhas Faroe e a Dinamarca. Em 2004, a GBA Ships e.V. (GBA: Good Books for All, “Bons livros para todos”) conseguiu levantar fundos para comprar o Norröna como a embarcação que substituiria o Logos II. O navio foi completamente renovado para seu papel como o novo “navio livraria” e renomeado como “Logos Hope”.

A palavra Logos, de origem grega, é tradicionalmente traduzida como “palavra, pensamento, princípio ou discurso”. A Visão do navio é fornecer acesso à literatura de alta qualidade; expressar amor de forma prática a quem precisa; promover a paz abraçando a diversidade e orientar as pessoas a uma vida com propósito.

Serviço:

Navio Logos Hope

Visitação de 13 a 27 de setembro

No dia 13/11 de 10h às 12h abertura oficial para convidados, de 14h às 21h aberto ao público.

Terça a sábado: 10h30 às 21h e aos domingos de 14h às 21h.

Não haverá visitação nas segundas-feiras.

O acesso será mediante compra de ingresso no valor de R$5, no momento da visita. Crianças menores de 12 e adultos maiores de 60 anos possuem entrada franca.