Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
5º EDIÇÃO

EGPA participa da Semana de Inovação em Governo da Enap

Oito servidores estiveram presentes no evento, que é considerado o maior sobre inovação no serviço público

Por Isabela Quirino (EGPA)
08/11/2019 09h31

Oito servidores da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) estiveram presentes na quinta edição da Semana de Inovação, realizada de 4 a 7 de novembro, em Brasília, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento é considerado o maior sobre inovação no setor público do país e, este ano, trouxe o tema "Governo para as pessoas".

“Temos a necessidade de oferecer melhores serviços para a sociedade, com criatividade e inovação. Os servidores da EGPA que estiveram neste evento irão trazer novas ideias, para que sejam aplicadas nas ações que já estamos começando a desenvolver, como o Laboratório de Inovação e o prêmio Inova Servidor, além de fomentar discussões para que novos projetos sejam implantados por meio da Escola em todo o Pará”, destacou a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho.

Além da participação de servidores, o órgão esteve presente na programação. O professor e servidor Reynan Abreu, consultor de Ensino à Distância da Escola de Governança, representou a EGPA em três momentos: uma roda de conversa na terça-feira (5) e duas oficinas realizadas na quarta-feira (6).

Durante o evento, a Escola de Governança apresentou o projeto de Ensino à Distância, e como isso é trabalhado a partir do conceito de metodologias ativas, procurando apresentar para o servidor a teoria e as boas práticas. “Hoje, a EGPA é uma janela para a sociedade, a plataforma EaD, por exemplo, consegue atender até mesmo o público que não é servidor. Nosso desafio é oferecer não só conteúdos técnicos e específicos, mas uma educação tecnológica e social”, afirma.

Além disso, as ferramentas tecnológicas utilizadas também foram apresentadas, como a StreamYard, uma plataforma de webconferência já utilizada pela EGPA no I Congresso de Metodologias Ativas, que contou com mais de 12 mil participantes.“Falar em inovação é falar de equipamentos tecnológicos e programas disponíveis, mas está muito mais relacionado ao indivíduo, se enxergando como servidor e cidadão”, argumentou o professor.

Rodolfo Fiel é servidor há 10 anos na EGPA e atua na área de Tecnologia da Informação. Para ele, os temas discutidos durante o evento vão acrescentar de forma significativa na sua atuação. “A inovação anda junto com a tecnologia. Hoje em dia, usamos tecnologia pra tudo, pra nossa casa, família, fazer compras e, principalmente, no trabalho”, destacou.

A expectativa é de que todos os conhecimentos sejam aplicados dentro da EGPA, para trazer para as diversas áreas atuantes que participaram do evento o contexto de inovação no setor público. “Só o fato de estarmos nessa programação é reflexo de uma gestão que quer fazer a diferença, ser atuante e mudar”, disse a servidora da EGPA Márcia Cristina, que atua na Direção de Qualificação.

Todas as palestras e oficinas podem ser encontradas no canal do Youtube da Escola Nacional de Administração Pública.