Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO DE DADOS

PCT Guamá vai receber debates sobre 'soluções de governo digital'

Por Brenda Taketa (PCTGuamá)
05/11/2019 17h10

Na próxima quinta-feira (7), o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá sediará das 8h30 às 19h30, o workshop “Soluções de governo digital com impacto na vida do cidadão”, uma realização da Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu). O evento conta com o patrocínio da Amazon Informática e apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Computação em nuvem, transformação digital, ciência de dados aplicada a políticas públicas, Lei Geral de Proteção de Dados, identidade digital, design/deliver para a criação de uma cultura com ênfase na experiência e evolução da rede estadual como suporte para um governo digital serão alguns temas abordados durante o workshop.

“Com esse evento, nós temos a expectativa de apresentar nossos produtos no segmento de governo digital. A ideia é, num primeiro momento, trocar experiências e discutir parcerias a esse respeito e, em seguida, ouvir sobre como as organizações estão se preparando para atender à Lei Geral de Proteção de Dados, entendendo de que forma podemos também estabelecer projetos de colaboração nessa área”, explica o coordenador do workshop, Mauro Brito, gerente do Serpro e presidente da Sucesu Pará.

Ainda podem se inscrever gestores e profissionais de instituições e empresas ligadas ao setor da Tecnologia da Informação, arquitetos de soluções, projetistas, desenvolvedores de softwares e de aplicativos mobile, entre outros interessados. Limitadas e gratuitas, as inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla, clicando aqui.

Rodrigo Quites, diretor do PCT Guamá, destaca que serão tratados três assuntos de grande interesse para a comunidade tecnológica: computação em nuvem, usabilidade e privacidade dos dados. “Quando consideramos o contexto de soluções para Cidade Inteligentes, que na realidade constituem a composição de múltiplos sistemas de informação sobrepostos, este tipo de discussão é fundamental para garantir a segurança de todos”, ressalta Rodrigo Quites, doutor em Ciência da Computação e professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Programação - Previsto para iniciar às 8h45, o workshop inclui quatro palestras pela manhã. "Ambiente de inovação (e colaboração): o caso do PCT Guamá" é o tema da palestra de Rodrigo Quites, diretor presidente do parque, prevista para 09 h. "Soberania e inovação por meio da computação em nuvem" iniciará às 09h40, com Horácio Ibrahim, product manager da Serpro. Às 10h40, a conversa será sobre "Design/deliver: criando uma cultura com foco na experiência", tendo Ygor Durães de Oliveira, chefe do Subnúcleo de Inovação do Banco do Estado do Pará (Banpará), como mediador. A última palestra da manhã, “Identidade Digital, uma nova era para governos estaduais e municipais”, iniciará às 11h20 com Carlos Alexandria, product inventor do Serpro.

À tarde, a programação iniciará com a palestra "Qlik na transformação Digital Analytics é fundamental!", proferida por Olímpio Pereira, presidente da Qlik Brasil. Em seguida, às 14h55, será a vez de discutir "Como a ciência de dados pode colaborar com a aplicação de políticas públicas", sob a mediação de Rodrigo Hjort, do Serpro. Às 15h50, a "Evolução da rede estadual como suporte para um Governo Digital" será apresentada por Tiago Cardoso, gerente de Engenharia de Projetos Especiais, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). A “Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP)” será debatida a partir das 16h20, tendo como palestrante Ulysses Machado, especialista do Serpro.

A agenda encerrará com o painel "Governança Corporativa e as adequações à LGPD", previsto para 17 h, sob a mediação de Mauro Brito, da Sucesu Pará. Participarão o presidente da Prodepa, Marcos Brandão; Bruno Bitar, diretor de Tecnologia da Informação do Banpará; Gilberto Noronha, presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa); Ulysses Machado e Rodrigo Quites.

Serviço: O workshop “Soluções de Governo Digital com Impacto na Vida do Cidadão” será realizado no dia 7 de novembro, quinta-feira, das 8h30 às 19h30, no auditório do Espaço Inovação – Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na Avenida Perimetral. Inscrições limitadas e gratuitas pelo link: https://bit.ly/36B7GAm.