Modernização agiliza a emissão da carteira de identidade no Pará

Em todo o Pará são emitidas ao mês mais de 50 mil carteiras de identidade

05/11/2019 13h39 - Atualizada em 05/11/2019 16h29
Por Governo do Pará (SECOM)

Ao assinar a carteira de identidade que estava recebendo nesta terça-feira (05), o autônomo Sandro Oliveira, de 19 anos, comemorou. “Consegui um emprego e me pediram a identidade, que eu ainda não tinha, mas agendei uma data no posto de atendimento para me entregarem e foi tudo muito rápido. Agora posso levar até lá e organizar minha vida”, contou Sandro antes de deixar o Posto Central de Identificação, localizado na Delegacia-Geral da Polícia Civil em Belém.

O posto atende, diariamente, 120 pessoas para a emissão do documento. Nos postos em todo o Estado do Pará, a média é de 54 mil atendimentos por mês. Faça aqui o seu agendamento para emissão de RG.

Sandro OliveiraJorge Luiz Almeida, diretor de identificação da delegacia geral da Polícia Civil, explica que é importante pensar na carteira de identidade além do simples registro de dados individuais do cidadão. “Para abrir uma conta em agência bancária ou participar de processos seletivos como concursos públicos ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, você precisa dessa identificação”, diz o diretor.

A carteira de identidade não tem data de vencimento, mas é importante ter atenção à passagem do tempo para, se for o caso, pedir uma nova via. “A aparência e a assinatura da pessoa podem mudar muito ao longo dos anos e não corresponder mais ao que está registrado. Uma recomendação é que, depois de 10 anos da emissão do RG, o cidadão considere renovar o documento”, ressalta Jorge Luiz.

A conservação do documento também merece atenção. Pensando nisso, a aposentada Almira de Jesus requisitou uma nova via. “O papel da minha antiga carteira estava muito velho e não dava para ver direito. Então vim aqui emitir uma nova porque preciso ir ao banco. Não demorou nada e fui bem atendida”, diz Almira. Nos casos de renovação, é preciso levar o documento emitido anteriormente.

Modernização – Em fevereiro de 2018, foi emitido o Decreto 9.278, que regula a expedição da carteira de identidade em todo o País. Jorge Luiz explica que um dos objetivos do Decreto é padronizar uma nova versão do documento, modernizada e com mais informações do cidadão.

“A ideia é ter um modelo feito de maneira inteiramente digital e que tenha, além do número do RG e do CPF, informações como o número da carteira de motorista, do título de eleitor e da carteira de trabalho. O Pará é um dos Estados que está cumprindo as determinações e prazos desse decreto”, afirma o diretor de identificação. A previsão é que o novo modelo do documento esteja disponível a partir de março de 2020.

Serviço – Para requisitar a emissão de carteira de identidade é preciso acessar o site da Polícia Civil do Pará, preencher os dados e agendar uma data de entrega no posto de atendimento mais próximo. É necessário levar duas fotos 3x4; certidão original (nascimento ou casamento); comprovante de residência original e recente (no máximo 3 meses); boleto e comprovante de pagamento (quando houver). Menores de 16 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis legais.