Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS

Terminal Hidroviário de Prainha será inaugurado em dezembro

Novo espaço vai melhorar a mobilidade de cerca de 30 mil pessoas

Por Bruno Magno (SEOP)
05/11/2019 10h04

As obras no Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Prainha, no Baixo Amazonas, já estão na reta final. O novo espaço, que está 88% concluído, deve ser inaugurado em dezembro deste ano e vai melhorar a mobilidade para os 29 mil moradores da cidade. Será o segundo terminal hidroviário entregue na região pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

"O terminal hidroviário de Prainha é mais um equipamento moderno que o governador Helder Barbalho vai entregar naquela região, com o intuito de integrar o Baixo Amazonas com outras regiões por meio do modal hidroviário. Além de toda estrutura para o usuários, o espaço também terá uma sala destinada para os órgãos de segurança e defesa social, como a Fundação Parápaz e conselho tutelar. Nosso objetivo é também prevenir casos de tráfico humano e exploração sexual infantil, crimes comuns ao redor desses setores portuários", explica o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

No momento, os trabalhadores atuam na finalização da obra naval do terminal, que compreende a colocação de três rampas metálicas, flutuante intermediário e flutuante principal, este último para embarque e desembarque de passageiros. Além disso, os operários também finalizam a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e cuidam dos serviços de urbanização ao redor do terminal.

Seguindo o padrão dos demais terminais hidroviários em construção, o espaço conta com terminal de cargas, carrinhos para bagagem, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Já a obra naval compreende rampas metálicas cobertas para acesso ao flutuante principal, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações. O novo terminal foi orçado em R$ 3.267.162,68, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

Obras – O primeiro terminal hidroviário inaugurado pelo governo do Estado na região foi o de Terra Santa, entregue no final de junho. O espaço recebe mais de 340 passageiros por dia e movimenta a economia local, já que foram criados 14 empregos diretos, e dezenas de indiretos ao redor do espaço. O local é administrado pela prefeitura municipal e oferece viagens diárias para as cidades de Santarém, Manaus (AM), Parintins (AM), entre outros destinos.

Além de Prainha, o governo do Estado deve entregar em breve os terminais hidroviários de Almeirim, Faro, Curuá, Santarém e o distrito de Santana do Tapará, também em Santarém. A ideia é integrar a região via modal hidroviário, oferecendo equipamentos modernos para conforto e segurança dos usuários.