Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Escola de Enfermagem da Uepa é homenageada em Sessão Solene na Alepa

As comemorações pelos 75 anos da Escola de Enfermagem continuam nesta terça-feira (5) e na quarta-feira (6)

Por Ize Sena (UEPA)
05/11/2019 10h13

Para comemorar os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (Uepa), uma Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), marcou a data nesta segunda-feira (4). Na ocasião, os professores mais antigos e o professores da atual gestão foram homenageados. No total, foram entregues 20 honrarias. 

“A Escola de Enfermagem foi fundada em 1944, é uma jovem senhora, mas cheia de energia, cheia de vitalidade e estamos muito felizes de poder participar desse momento”, disse a coordenadora do campus, Margarete Bittencourt. 

O reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, esteve presente na Sessão Solene e também recebeu uma honraria. “O curso de enfermagem é o mais antigo da nossa Universidade. Então, nós temos que festejar por ter sido um curso precursor e comemorar esses 75 anos significa, sobretudo, reconhecer o importante papel que essa profissão desempenha na nossa região”, explicou. 

A professora Maria Tita Portal Sacramento atuou no campus da Enfermagem em 1966 até 2000. “Teve momento que fui diretora, chefe de departamento e sempre dando aula. Colocamos as especializações para funcionar, especialização em enfermagem obstétrica e especialização em enfermagem do trabalho. Foi muito proveitoso e fizemos por onde e formamos enfermeiros profissionais”, contou. 

O deputado estadual, Fábio Freitas, é assíduo na busca por melhorias para o profissional de enfermagem. “Essa Sessão é especial para falar sobre essa luta da Universidade do Estado que vem contribuindo há 75 anos na área da enfermagem com muita dedicação e nada mais justo que homenagear o trabalho desenvolvido no Pará”, ressaltou. 

Danielle Cruz é a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará e aluna egressa da Uepa. “Pensamos em solicitar essa Sessão Solene para reconhecimento a esse berço da enfermagem paraense, que é a Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Isso não é apenas uma forma de congregar pessoas, mas também dar reconhecimento aos grandes profissionais do nosso Estado”, explicou. 

As comemorações pelos 75 anos da Escola de Enfermagem continuam nesta terça-feira (5) e na quarta-feira (6). A programação contará com uma Missa em Ação de Graças, palestra sobre a trajetória da enfermagem no Brasil, lançamento do primeiro E-Book do campus, do vídeo institucional e do Ambulatório de Enfermagem, entre outras programações.

Com colaboração de Letícia Aleixo