Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Torneio Esportivo reúne quase 800 jovens atendidos nos polos da ParáPaz

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
04/11/2019 23h59

Centenas de crianças e adolescentes participaram na manhã de segunda-feira (4) de uma programação com muita diversão e incentivo ao esporte. A Fundação ParáPaz promoveu o primeiro Torneio Esportivo entre os polos, com direito a muita vibração das torcidas. O evento, que contou com diversas modalidades, foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, das 09 h às 12 h. Na cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esportes da instituição, o atleta do Polo Ufra, Pedro Arthur, 12 anos, foi selecionado, entre quase 800 jovens, para carregar a tocha e acender a pira olímpica, dando início aos jogos.

No primeiro jogo de futsal os atletas partiram em busca da vitória. Os que aguardavam no banco de reservas não escondiam a ansiedade. “Eu quero entrar pra fazer logo um gol”, disse José Estevão, 13 anos. Pela primeira vez tendo a oportunidade de participar de um torneio, o adolescente, matriculado no Polo Cabanagem, disse que gosta de praticar futebol, e a implantação do Projeto “Espaços Abertos” no bairro, trouxe novas oportunidades aos jovens da área. “Quando não tinha onde jogar a gente vivia procurando um lugar, ficava na rua mesmo. Mas agora a gente usa a quadra da escola”, disse José Estevão.

Futebol de areia, xadrez, queimada, tênis de mesa, natação e manbol foram outras modalidades disputadas por integrantes de oito polos da Fundação. Ao final das competições, os vencedores receberam a premiação. Vera Barbosa, coordenadora do Polo Distrito Industrial, se emocionou ao receber o prêmio pelo primeiro lugar no futebol de areia. “Procuramos sempre incentivar e apoiar no dia a dia deles, e nada melhor do que conquistar esse troféu das nossas guerreiras crianças, que nos trazem tanto orgulho”, declarou a coordenadora.

Brinquedos – Ao final das competições foram distribuídos 800 brinquedos para todos os polos participantes. O adolescente Paulo Henrique, 15 anos, se divertiu nas competições, mas não esqueceu da irmã mais nova. “Gosto muito de esportes e já brinquei muito aqui. Minha irmã não é do polo, e por isso não veio. Mas vou levar pra casa essa boneca, pra ela ficar feliz com o presente”, disse Paulo Henrique.

A presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares, destacou o empenho de todos os responsáveis pela realização do evento. “Queria agradecer a todos que sonharam e idealizaram para que este dia acontecesse. Hoje estamos executando os primeiros jogos entre os polos. Queremos mostrar às crianças, aos pais e à comunidade que as políticas públicas voltadas aos jovens são prioridade no governo”, ressaltou a gestora.

A ação integra o Projeto “Semana da Valorização da Infância ParáPaz”, que tem a finalidade de conscientizar e alertar para a importância da infância e seus direitos, promovendo inclusão social e integração das comunidades por meio de atividades promovidas para crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 14 anos.

TerPaz - O Projeto “Espaços Abertos” – iniciativa do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) - proporciona esporte e lazer para jovens em situação de vulnerabilidade social, para que troquem ruas por um local seguro onde possam realizar várias atividades. O projeto já foi implantado em seis polos da Fundação.

Nesta terça-feira (5), a Fundação Pará-Paz executará mais uma etapa da “Semana da Valorização da Infância”, com a entrega de brinquedos às crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, a partir das 09 h.