Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PADRONIZAR AÇÕES

Workshop capacita integrantes da Defesa Civil de 61 municípios

Por Igor Luz (CBM)
04/11/2019 18h46

Na manhã desta segunda-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciaram o lº Workshop de Proteção para os Municípios Paraenses, que tem como tema “Os municípios como protagonistas nas ações de Defesa Civil”. O evento prossegue até terça-feira (5), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O objetivo é capacitar, integrar e fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) e seus profissionais.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil repassam conhecimentos para que os municípios enfrentem sinistros e desastresO Iº Workshop conta com a participação de 61 municípios inscritos e 194 participantes. Paralelamente às palestras, profissionais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e Caixa Econômica Federal estarão em estandes esclarecendo dúvidas acerca dos serviços sociais que beneficiam a população e podem ser acessados em situações de desastres.

A programação do 1º dia começou às 8h30. Na abertura oficial, o comandante-geral do CBM/PA e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Hayman Souza, destacou a importância do Workshop, que visa “padronizar as ações e produzir novos conhecimentos, fazendo com que a Defesa Civil nos municípios se engaje nos processos e nos programas que ocorrem em situações de sinistros e desastres no Pará”.

A parte técnica começou com o painel  de divulgação dos serviços ofertados, no qual os parceiros puderam expor seus serviços e ressaltar a importância da difusão dessas informações.

Também esteve presente Marcelo Cabral, superintendente Regional e de Sustentabilidade da Companhia Vale, empresa que faz parte dessa rede de integração de proteção civil. “A Vale entende que é fundamental contribuir para uma cultura de melhor percepção de risco, já que o País ainda não possui essa cultura de forma disciplinada. É fundamental esse trabalho que o Corpo de Bombeiros faz, além de conscientizar os municípios para que sejam mais resilientes. É importante trabalharmos em conjunto para que a população seja devidamente informada para valorizar a segurança”, afirmou.

Experiência de Brumadinho - Após o intervalo, houve a palestra “Ações de Socorro no Desastre de Minas Gerais”, ministrada pelo capitão Herbert Aquino, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que comentou acerca das ações realizadas no desastre ambiental de Brumadinho. “É uma oportunidade única para os municípios se aprimorarem, trocarem experiência, informações, se prepararem para responder a desastres iminentes. Especificamente na minha palestra, tratei sobre a avaliação dos resgates em Brumadinho devido ao rompimento da barragem. O Estado do Pará é um local com atividades de mineração. Então, essa troca de experiência é importante para apresentar boas práticas e prevenção”, ressaltou o capitão Herbert Aquino.

À tarde, houve oficina sobre o tema “Plano de contingência: A importância para os municípios (Processo de confecção, publicação, interação com a comunidade e os demais órgãos do sistema)”, a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. O encerramento foi com a oficina “Uso da Tecnologia de Aeronave Remotamente Pilotada (Drones) nas diversas áreas de atuação da Defesa Civil – CEDECPA”.

Programação do 2º dia:

05/11/2019 (terça-feira)

Das 8 às 8h45 - Os Municípios como Protagonistas nas Ações de Defesa Civil – CEDECPA e a Experiência do Consórcio Tapajós, com Miguel Neto – COMPDEC

Das 8h45 às 09h30 - Palestra sobre Tecnologia de Segurança de Barragens – Vale

Das 09h30 às 10h15 - O Uso da Plataforma Sipam Hidro no monitoramento de eventos hidrometeorológicos – CENSIPAM

Das 10h15 às 10h30 – Intervalo

Das 10h30 às 11h15 - Extremos Hidrometeorológicos no Estado do Pará – Semas

Das 11h15 às 12 h - A Importância da Integração das Agências na Coordenação de Grandes Eventos – CEDECPA

12 h - Encerramento