Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESAFIOS

Semana Acadêmica na Uepa discute novos rumos para a educação no Brasil

Por Fernanda Martins (UEPA)
03/11/2019 11h29

“Escola, universidade e futuro: agir, reagir e construir um ensino público de qualidade o Brasil” é o tema da XXIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento inicia nesta segunda-feira (4), oferecendo mesas-redondas, conferências e palestras, que visam aprofundar a temática sobre os rumos que a educação no Brasil. Minicursos e oficinas, organizados pelos Centros Acadêmicos, também estarão disponíveis, abordando diversos assuntos. A programação é aberta a todos.O Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa, onde será realizada a Semana Acadêmica

A escolha do tema busca dar continuidade aos debates de edições anteriores do evento, bem como acrescentar a urgência de se discutir meios de oferecer uma educação pública de qualidade diante de muitos desafios, impostos tanto pela redução orçamentária quanto pelo viés ideológico.

“Queremos que todas as ideias e necessidades sejam ouvidas e debatidas, pois nosso Centro trabalha com a formação de professores. Eles enfrentarão essas questões diretamente em seus ambientes de trabalho, e devem estar cientes da realidade, dos projetos e noções que vêm sendo construídos e, por vezes, impostos à educação brasileira”, ressaltou o coordenador da Semana e vice-diretor do CCSE, João Paulo Passos.

Novas diretrizes para a educação pública e privada serão debatidas no eventoA programação será composta de oficinas e minicursos, propostos pelos próprios estudantes, mesas-redondas e rodas de conversa, elaborados para dar um panorama geral sobre os principais problemas relacionados ao futuro da educação, pública ou privada. O painel de abertura, às 16 h, tratará do tema “O Enem, a reforma do Ensino Médio e suas implicações sobre a educação básica e a educação superior”, no auditório Paulo Freire, do CCSE.

As inscrições para a programação geral são gratuitas e podem ser realizadas neste site. Já as oficinas e minicursos têm limitação de vagas.

Serviço: XXIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Uepa. Abertura: 4 de novembro (segunda-feira), às 15 h, no Auditório Paulo Freire, Campus I, Travessa Djalma Dutra, s/n. Programação completa disponível no site.