Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LOGÍSTICA

Graesp transporta malotes com provas do Enem para o interior do Pará

Por Walena Lopes (SEGUP)
02/11/2019 15h42

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), iniciou o transporte dos malotes com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na manhã deste sábado (2), para o município de Anajás, no Arquipélago do Marajó, dentro da Operação Enem.

“Sabemos que o Pará é um Estado que apresenta peculiaridades devido a sua extensão. Em muitos municípios só é possível o acesso através de barco ou de avião. Montamos um planejamento para que as localidades mais distantes pudessem realizar o exame com apoio do Grupamento Aéreo, e assim garantir o direito dos alunos do interior a prestarem as provas”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O transporte por via aérea dos malotes agilizou a chegada das provas ao MarajóA equipe do Graesp transportou as provas com apoio da escolta da Polícia Militar, responsável pela guarda dos malotes. A distribuição das provas também conta com o apoio dos Correios e do Exército. “O município fica a 50 minutos de distância de Belém, por via aérea. Se o transporte fosse feito por meio de barco a viagem duraria 16 horas, o que demandaria uma logística de segurança ainda maior. Assim conseguimos executar a ação com mais tranquilidade e seguridade”, frisou o secretário.

Operação Enem - Três mil agentes da segurança pública do Pará estão envolvidos na logística e segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2019.

Nos dias da aplicação das provas, as ações começarão às 06 h com o acompanhamento, em tempo real, do Centro Integrado de Comando e Estadual (CICC), que reunirá representantes de todos os órgãos envolvidos na execução do Exame. O CICC funcionará nas instalações do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII), na Avenida José Bonifácio, em Belém.

Haverá aplicação do exame em 75 municípios paraenses. Em Belém, a segurança nas escolas da rede municipal de ensino ficará a cargo da Guarda Municipal. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar. No Pará, mais de 200 mil estudantes se inscreveram para o Enem 2019.