Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL DE IPIXUNA

Alimentação saudável é aliada na recuperação de pacientes internados

Por Vera Rojas (HEMOPA)
02/11/2019 10h52

O HGI investe na qualidade dos alimentos servidos a pacientes, acompanhantes e funcionáriosDentro da assistência de baixa e média complexidade oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Hospital Geral de Ipixuna do Pará (GHI), na região nordeste, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) tem importante papel na melhoria da saúde dos pacientes internados, tendo em vista que o quadro nutricional é fator determinante no processo de recuperação. Uma alimentação correta supre as necessidades do organismo e garante a plena recuperação, além de reduzir o tempo de internação hospitalar.

De acordo com a  responsável pelo SND, nutricionista Gisele Madureira Jardelino, uma alimentação saudável considera quantidade, qualidade e cuidados no preparo dos alimentos. “Ter uma alimentação saudável e individualizada é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. E isso inclui todos os públicos do HGI que consomem nossa alimentação, produzida aqui, e que prioriza, inclusive, o uso de hortaliças 100% orgânicas da nossa horta”, informou. Entre os benefícios citados pela nutricionista estão a diminuição de custos na compra de hortaliças e o incentivo do consumo de alimentos não industrializados.

A paciente Lindalra do Nascimento Silva aprova a qualidade e o sabor da alimentação no HGIA paciente Lindalra do Nascimento Silva, 46 anos, que está internada no HGI se recuperando de uma cirurgia para retirada de mioma, concorda que uma alimentação saudável influencia na melhoria do estado de saúde. “A alimentação servida é qualidade e saborosa”, garantiu.

Segundo Gisele Madureira, “os alimentos são constituídos por substâncias químicas, denominadas nutrientes, capazes de satisfazer as necessidades de crescimento, manutenção e restauração dos tecidos e do gasto energético. Pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças”.

Horta orgânica - Com a criação da horta primária orgânica, a equipe do SND tem elevado a qualidade da alimentação servida aos pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital, em um projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH). No espaço há variedade de hortaliças, legumes, verduras e ervas, cultivadas a fim de proporcionar refeições ricas em nutrientes, que contribuem, inclusive, para a recuperação de pacientes com maior necessidade nutricional.

A nutricionista Gisele Madureira informou que as hortaliças são ricas em vitaminas e sais minerais, com bom teor de proteínas e fibras, além de outras vantagens dietéticas e terapêuticas. “Por isso, é comum os nutricionistas incluí-las em regimes alimentares e na composição do cardápio diário”, acrescentou.A nutricionista Gisele Madureira destaca os benefícios da boa alimentação

Estrutura - O HGI, unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, dispõe de assistência de baixa e média complexidade aos usuários do SUS de 23 municípios da Região de Integração do Capim, uma população estimada em 800 mil habitantes.

A equipe do HGI oferece atendimento nas seguintes especialidades: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e cirurgia geral, além de atendimento ambulatorial em infectologia, neurologia, ortopedia, urologia, vascular, ginecologia, clínica médica, cirurgia geral, cardiologia e anestesia.

O HGI oferece ainda Pronto Atendimento 24 h, cirurgias eletivas e exames complementares, entre os quais análise clínica, eletrocardiograma, raios X e ultrassonografia.

Serviço: O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) fica localizado na Rua Principal, s/n, Bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.

A horta do HGI, de onde saem verduras, legumes e ervas para a preparação das refeições