Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO

Cooperativa de internas da Susipe participa de feiras de artesanato no Hangar

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
01/11/2019 20h36

As internas da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), vão comercializar seus produtos na Feira do Artesanato Mundial (FAM) e na 7ª Feira Estadual de Artesanato (Fesarte), que ocorrem de 3 a 10 de novembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A Fesarte é realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O trabalho das cooperadas será uma das atrações das duas feiras de artesanatoA Feira vai reunir mais de 500 expositores do Pará, de outros estados do Brasil e de vários países. Para o diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado, esse é um passo importante para o projeto que valoriza a criatividade das internas. “É muito bom saber que a Coostafe está sendo requisitada em eventos, feiras e diversos locais para exposição e venda dos produtos de extrema qualidade e criatividade. Além disso, a participação no evento estimula o trabalho e o empreendedorismo, contribuindo para a reinserção social dessas pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, o apoio da Susipe mostra o comprometimento com as internas e o processo de ressocialização. “A Susipe tem dado todo o apoio e suporte técnico, administrativo e logístico para o desenvolvimento das atividades da Coostafe, o que possibilita a participação da Cooperativa em eventos tão importantes como a Fesarte e a Feira do Artesanato Mundial. Nosso papel é dar condições de tornar as custodiadas do sistema penitenciário mulheres transformadoras de suas realidades e empreendedoras, reconhecendo suas condições e possibilitando a reinserção social”, acentuou Belchior Machado.

A proposta da Feira é reunir expositores, com destaque para inclusão e diversidade. Além das pessoas privadas de liberdades (PPLs), o evento contará com estandes voltados para pessoas com deficiência (PCDs), indígenas, quilombolas e LGBTQI+, valorizando a igualdade e o trabalho. (Por Fernanda Cavalcante).