Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOEDUCAÇÃO

Adolescentes internos expressam seus talentos artísticos em Sarau Literário

Crítica social, sonhos e família estão estre os temas tratados nas apresentações.

Por Alberto Passos (FASEPA)
01/11/2019 15h09

Na perspectiva de vivenciar novas práticas, experiências artísticas e pedagógicas, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), promoveu na última quinta-feira (31), o ‘V Sarau Literário da Socioeducação’, no espaço cultural Apoena, localizado em Ananindeua, na Grande Belém. Pela multiplicidade de olhares, a iniciativa possibilitou que, de forma lúdica, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas interpretassem a obra literária ‘Big Jato’, do escritor brasileiro Xico Sá.

O encontro tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela literatura, novas sensações e percepções de mundo, por meio das mais variadas formas de expressão artística e cultural. “Eu criei o meu próprio poema baseado no Big Jato. Nele, eu quis trazer uma reflexão para que as pessoas pensem sobre seus atos, não desistam de perseguir seus sonhos e valorizem a sua família”, revelou o rapaz de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa no Centro de Internação Jovem Adulto Masculino (Cijam).

A obra do autor ganhou novas interpretações e adaptações pela música, poesia, literatura de cordel, teatro e desenhos que sensibilizaram o público presente. Segundo a arte-educadora Rita Dias, apesar de Big Jato ser uma obra de ficção e ao mesmo tempo autobiográfica, de alguma forma a história de vida do autor retrata a dura realidade socioeconômica e familiar de muitos jovens que estão na medida socioeducativa. “Nós trabalhamos a construção de ideias e ideais que a obra aborda, pelo viés da socioeducação, a partir da motivação de Xico Sá para lutar por um futuro mais justo, digno e promissor, diferente da realidade difícil na qual ele viveu quando adolescente”, explica Rita.

PARTICIPAÇÃO - A programação reuniu as onze unidades de atendimento socioeducativo da Região Metropolitana de Belém e contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre servidores, convidados, adolescentes e seus familiares. Além disso, os professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atuam na Fasepa, também desenvolveram seus conteúdos programáticos, a partir da obra, envolvendo Geografia, História, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa.

“O Governo do Estado é sensível a socioeducação e somente com o apoio e a participação de todos vamos conseguir avançar”, afirmou o presidente da Fasepa, Miguel Fortunato. Ele também ressaltou a importância transformadora que a leitura exerce na vida das pessoas. “É importante valorizar, incentivar e desenvolver outras artes de forma geral, para que possamos produzir reflexões construtivas e que contribuam para o processo de mudança dos jovens”, finalizou Fortunato.

EDUCAÇÃO – O professor de Biologia da Seduc, Marcos Santos, diz que Big Jato se relaciona com a educação na medida socioeducativa pela historicidade do autor e pela transversalidade disciplinar que a obra possibilita. “O livro permite, dentro da ótica da medida socioeducativa, que ele se perceba nesse contexto e ver que as oportunidades existem. Eles precisam escolher e saber aproveitá-las. Não se trata de ele ser poeta ou matemático, o que vai torná-lo feliz, é ter prazer para exercer a profissão que ele abraçou” conclui.