Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital encerra Outubro Rosa com palestra para usuários

O encontro nos possibilitou levar informações importantes sobre o autoexame e esclarecer as dúvidas dos pacientes.

Por Mikaella Moraes (HRPL)
01/11/2019 09h59


Encerrando a programação do Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL) realizou uma palestra direcionada aos idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Morada do Sol, em Paragominas. Vinte e sete beneficiários assistiram a palestra ministrada pela terapeuta ocupacional do HRPL, Beatriz Teixeira, que teve como tema: "Outubro Rosa: Um gesto de amor próprio".

“O encontro nos possibilitou levar informações importantes sobre o autoexame e esclarecer as dúvidas. Através das dinâmicas em grupo nós objetivamos estimular o amor próprio, a autoestima e a compartilhar experiências”, destaca Beatriz.

Em junho de 2018, o Hospital Regional de Paragominas foi habilitado a realizar cirurgias oncológicas, entre elas, as cirurgias de mama. Desde que o novo serviço foi implantado, 198 cirurgias foram realizadas. Destas, 101 foram nos primeiros nove meses de 2019.

A unidade registrou ainda nesse mesmo período, 2.376 consultas ambulatoriais em mastologia, que resultaram em 18 procedimentos de grande porte, que vão desde a mastectomia (cirurgia para retirada da mama) total ou parcial, como também a setorectomia (cirurgia para retirada de tumor). Além de outros 35 procedimentos de menor porte como, biopsia de mama e exérese (retirada de nódulo para análise laboratorial que serve para diagnosticar se é o nódulo é benigno ou maligno).

Dados do município apontam que, nos últimos 12 meses, foram realizadas 1.376 mamografias. 717, apenas no primeiro semestre de 2019, segundo a Coordenação Saúde da Mulher do município de Paragominas.

Para o diretor técnico do HRPL, Dr. Lucídio Paes, as campanhas nacionais de conscientização, a exemplo da Outubro Rosa, têm gerado impacto positivo na sociedade e aumentado a procura pelos serviços públicos de saúde.

“A população hoje está mais sensibilizada com o problema do câncer de mama, que é um é questão de saúde pública. As mulheres estão mais precavidas e estão procurando o serviço. Essa repetição tem impacto positivo na sociedade, porque obriga os serviços públicos a se organizarem”, acrescenta.

Estrutura hospitalar – O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é um órgão do Governo do Estado do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios do nordeste paraense. 

Para obter atendimento no HRPL, os pacientes são referenciados nas unidades municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento com equipe de suporte 24h.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.