Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Adepará adere às campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata

Por Monique Hadad (UEPA)
31/10/2019 20h39

A conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata marcou um evento realizado na manhã desta quinta-feira (31), na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), em alusão aos movimentos mundiais Outubro Rosa e Novembro Azul. A iniciativa foi promovida pela Gerência de Recursos Humanos da instituição.

A enfermeira Maria do Rosário Fernandes participou como palestrante, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. “A nossa missão é trazer esclarecimentos para conseguir identificar a doença no início, porque é no início que a agressão e as sequelas são menores. Quando já chega à fase avançada, infelizmente, o câncer é acompanhado de muita dor e sofrimento para a pessoa, a família e a sociedade”, disse a enfermeira, que atua no Hospital Ophir Loyola há 27 anos, unidade referência no tratamento do câncer.

Temas como os fatores de risco que podem acarretar o surgimento do câncer, hábitos nocivos que devem ser evitados, formas de tratamento, e os mitos e crenças relacionados à doença também foram abordados por Maria do Rosário Fernandes. A enfermeira ressaltou a importância de a campanha de conscientização sobre o câncer aumentar a cada ano.

O diretor Administrativo e Financeiro, Clodoaldo Neto Galeno, afirmou que a iniciativa realizada hoje foi essencial para, além de conscientizar, integrar os servidores. “Investimos na integração cada vez maior dos servidores da Agência. Programas como esse devem ser valorizados e ter, cada vez mais, o nosso apoio. Quero parabenizar a todos vocês que abraçaram essa causa”, destacou o gestor.

A programação ainda contou com uma aula de ritmos, conduzida pela professora de dança Pamela Lorrane, para também reforçar aos participantes a necessidade de incluir exercícios físicos na rotina.