Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO

Fundação Hemopa amplia conhecimentos sobre fisioterapia hematológica

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
31/10/2019 20h56

Com o objetivo de ampliar o conhecimento na área da fisioterapia hematológica, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), realizou nesta quinta-feira (31) o I Encontro de Fisioterapia, no auditório da sede, em Belém. A mesa de abertura do evento contou com a participação de Luciana Maradei, diretora técnica do Hemopa; da biomédica Renata Hermes e da fisioterapeuta Roberta Bentes.

O encontro dividiu experiências sobre a aplicação da fisioterapia em pacientes hematológicos

“A gente observou que não existe na grade curricular dos cursos de graduação do Pará a fisioterapia aplicada em hematologia, o que deixa uma lacuna muito grande no ensino. E já que temos, no Hemopa, um serviço de excelência da fisioterapia aplicada na hematologia, conhecido nacionalmente, resolvemos fazer o encontro para trocar experiências e passar um pouco do conhecimento para outras pessoas”, explicou Roberta Bentes, que faz parte da comissão organizadora.

O evento recebeu 70 inscrições. Foram debatidos vários temas, como “Atuação fisioterapêutica nos pacientes onco-hematológicos”, “Saúde articular das pessoas com Hemofilia” e “Acupuntura no manejo da Doença Falciforme”.

Sobre o Encontro, a estudante de fisioterapia da Universidade Paulista (Unip), Jacilene Soares, disse que, “como estamos no primeiro semestre de curso, todo tipo de conhecimento é importante para ampliar a nossa visão quanto ao futuro. E este evento nos apresentou muitas possibilidades”.

O tema também despertou o interesse de Patrícia Moreira, outra graduanda de fisioterapia da mesma instituição de ensino. “É uma possibilidade de buscarmos especialização na área de hematologia, visto que existem poucos profissionais no mercado. É uma área bem interessante, que lida com o atendimento mais humanizado. Eu vou pesquisar mais sobre o assunto”, informou.

Tratamento - A Fundação Hemopa atende quase 17 mil pacientes na área ambulatorial. A assistência é multidisciplinar e, entre as especialidades, está a fisioterapia. Todos os dias há atendimento a pacientes nos consultórios do anexo I, na Avenida Serzedelo Correa, Bairro Batista Campos.

A fisioterapia é aplicada na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes hematológicos para minimizar os sintomas causados pelas doenças relacionadas ao sangue. “O nosso objetivo maior é que as pessoas com doenças hematológicas recebam atenção fisioterapêutica especializada e apropriada ao seu problema de saúde, e que tenham uma melhor qualidade de vida a partir do trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais”, destacou Roberta Bentes.