Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRATAMENTO

Hospital Regional de Santarém libera ações da Pastoral da Saúde no ambiente hospitalar

Por Karla Lima (HRBA)
31/10/2019 10h19

No mês de outubro, quando o Pará celebra o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa e cultural do Estado, o Hospial Regional do Baixo Amazonas, em Santrém, institucionalizou a presença da Pastoral da Saúde na unidade, um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como objetivo promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida.

Para a institucionalização, o hospital recebeu a visita do coordenador da Pastoral da Saúde da organização que administra o Hospital, Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

“Essa ação é necessária porque nós sabemos que o povo de Deus tem a sua fé fortalecida nesse momento de fragilidade. As pessoas sentem a necessidade de receber uma palavra de conforto, uma palavra fraterna, uma visita. Se for católico, receber os sacramentos. Por isso, é importante que o hospital esteja preparado para atender essas demandas. No momento de fragilidade, os pacientes precisam saber que a comunidade a qual eles pertencem também reza junto com eles pela cura”, afirma Dom Altieri.

Desde o início dos serviços no município de Santarém, o Hospital recebe visitas de representantes de diversas religiões. A legitimação da Pastoral da Saúde no HRBA vem para fortalecer essa assistência espiritual. “Queremos somar e favorecer a todos os grupos religiosos que professam a mesma fé. Buscamos facilitar o acesso a assistência espiritual pelos pacientes”, reforçou o arcebispo.

Para o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, a colaboração de assistência proporciona mais qualidade, segurança e humanidade no atendimento aos pacientes. “Buscamos uma assistência completa que perceba o ser humano em todos os seus aspectos. Quando trazemos a Pastoral da Saúde para dentro do hospital estamos reavivando todo o fundamento dos profissionais da saúde. No hospital, temos a assistência física proporcionada pelos nossos profissionais, porém os fatores psicológicos e a espiritualidade têm de estar presentes porque alimenta a esperança e auxilia no tratamento”, comenta.

“O paciente motivado em seu tratamento acaba seguindo as recomendações médicas integralmente e, dessa forma, aumenta as suas chances de recuperação”, afirma o médico Marcos Fortes, chefe do serviço de oncologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

Convênio - Em agosto deste ano, o Governo do Pará assinou um termo de fomento com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus para oficializar as ações de atendimento médico e odontológico, exames e outros serviços de saúde que serão levados à população ribeirinha por meio do Barco Hospital Papa Francisco.

Com 32 metros de comprimento, o barco está cobrindo um percurso de mil quilômetros ao longo do Rio Amazonas, em território paraense, a fim de levar atendimento médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários que têm dificuldade de acesso aos serviços também nos municípios de Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa e Juruti.

Sobre o HRBA
O HRBA é uma unidade de saúde do Governo do Pará que atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. A unidade é referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer, especializada em casos de média e alta complexidades e reconhecida como um dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil.

Norte do Brasil, o HRBA foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, em 2015, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Em 2018, a unidade foi recertificada pela ONA.

No ambiente hospitalar, o atendimento à saúde envolve os diversos aspectos físicos, psicológicos e emocionais do paciente. Para muitas pessoas, a fé representa um fator importantíssimo de motivação e crença no tratamento.