Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO

Comprometimento marca o Dia do Servidor Público

O ano de 2019 está sendo de boas oportunidades, para quem quer ingressar no serviço público do Estado.

Por Larissa Noguchi (SECOM)
28/10/2019 19h40

Em tempos de oscilação do mercado de trabalho, ingressar no serviço público se torna ainda mais desejado por profissionais de diversas áreas.O sonho da estabilidade requer dedicação e disciplina para estudar e enfrentar processos seletivos longos e, em alguns casos, longe do domicílio.

Para superar os desafios, Sulamita Matos manteve o foco com muitas horas de estudo para alcançar o objetivo de conseguir um cargo público. A servidora se interessou pelo serviço público em 2015, quando assumiu o cargo de servidora temporária como agente penitenciária, com um contrato de apenas 2 anos. Quando acabou o contrato, saiu do serviço e ficou afastada por 6 meses, tempo em que estudou e se dedicou para os futuros concursos.  Este ano alcançou seu sonho, foi aprovada no último concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário e hoje trabalha como agente penitenciária no CRPP 2, no complexo de Americano, no município de Santa Izabel.

Ela acredita que o comprometimento para a aprovação deve perdurar durante o exercício. A acomodação deve dar lugar à pró-atividade e busca pela excelência. "Eu vi no concurso público a oportunidade. Estudei, passei, conquistei meu espaço e hoje me sinto muito feliz em exercer minha profissão junto com o Estado. Tenho a função de humanizar a prisão, evitando a reincidência no crime. Minha função é honrar o serviço ao Estado. Neste dia do servidor, parabéns a todos os servidores", ressaltou Sulamita.

O servidor Reginaldo Silva, um dos trabalhadores mais antigos da Companhia de Saneamento do Pará - Cosanpa, completa 50 anos de serviço no mês que vem. Em tanto tempo de serviço público, conquistou a casa própria e conseguiu educar os filhos,  dedica suas conquistas ao seu trabalho como encanador. “Eu entrei na Cosanpa no dia 02 de novembro de 1979, passei por vários setores. Primeiro fui trabalhador braçal, fui ajudante e hoje sou encanador. Tudo que conquistei na minha vida foi graças ao um serviço público. Estou com 68 anos e desde os 18 tenho esse trabalho”,  disse o servidor.

Reginaldo Silva, um dos mais antigos servidores da CosanpaO dia do Servidor Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Atualmente, 1.799 servidores entraram no serviço público do Pará em 2019. Segundo dados da Secretaria de Estado de Administração, o Estado do Pará tem 104.957 servidores ativos. 

Concurso Público: No último final de semana, quase seis mil pessoas fizeram as provas dos concursos a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead). Ao todo, 74 vagas foram ofertadas nos dois certames, com cadastro de reserva.

Além desses concursos, ainda estão em andamento os processos Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Susipe e Detran. Na última quarta-feira, 23, o Governador Helder Barbalho empossou os cinco primeiros servidores concursados da Secretaria de Estado de Comunicação. Um marco nesse processo de reformulação e fortalecimento da comunicação pública aqui no Pará, que vem sido modificado ao longo desses dez meses de Governo. Os novos servidores foram aprovados no concurso C−205, realizado em 2018. Até o fim do ano, mais de 500 vagas serão abertas em vários órgãos e instituições estaduais.

Reforço da segurança: Um dos compromissos do Governo era melhorar a segurança pública do Estado. Em junho, 430 novos policiais militares começaram a atuar, após o final das atividades dos agentes da Força Nacional. Os novos soldados foram capacitados e passaram a atuar de imediato em sete bairros da Região Metropolitana, áreas que fazem parte do projeto Territórios pela Paz (TerPaz). Esta nova turma teve um diferencial durante a formação. Os PM’s foram capacitados para utilização de armamento fuzil 7.62, utilizados em ações de maior complexidade; curso de agente de trânsito, realizado em parceria com o Detran; capacitação em motopratulhamento e curso sobre territórios de pacificação. Além disso, a tropa também ganhou 64 novas viaturas e 155 motocicletas.

13° Salário: Este ano, o Governo do Estado conseguiu realizar o pagamento de 50% do 13° salário no mês de outubro. A decisão só foi possível, por conta do ajuste fiscal e o equilíbrio das contas públicas através do Decreto Estadual n°01/2019, que prevê uma série de medidas de reestruturação e ajuste fiscal, como a contenção de gastos. De acordo com a Sefa, a receita própria do Estado teve um crescimento real de 9,5%, representando R$ 9,071 bilhões. Pago nos dias 08, 09 e 10 de outubro, a primeira parcela do décimo, sem descontos, injetou cerca de R$ 300 milhões na economia do Pará, beneficiando 100.540 servidores ativos e os 48.816 inativos e pensionistas.