Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTANDO A LIBERDADE

Escola no bairro da Cabanagem recebe serviços de internos

Internos realizaram trabalhos de limpeza, conservação e recuperação da pintura da escola.

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/10/2019 17h36

Internos do projeto Conquistando a Liberdade, promovido pela Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), finalizaram mais uma ação de limpeza e revitalização. Dessa vez, na Escola Estadual Almirante João Farias de Lima, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (25).

Cumprindo o cronograma da Susipe dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, 15 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CAPSI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, realizaram trabalhos de limpeza, conservação e recuperação da pintura da escola, além da realização do Papo di Rocha durante três dias. Cerca de 100 crianças e adolescentes participaram da conversa.

A coordenadora do TerPaz no bairro da Cabanagem, Marisa Lima, agradeceu o trabalho dos internos e contou sobre a receptividade da comunidade ao projeto. “No primeiro dia a comunidade não havia percebido o trabalho desenvolvido por ter sido mais interno, mas ontem eles já perceberam e eu quase não consegui desligar o celular para dormir com tantos moradores da área me agradecendo e compartilhando foto do trabalho nos grupos. Eles levaram lanches como refrigerante, pães, pasteis, tudo que conseguiram com o dono de uma padaria para oferecer aos internos. Foi uma forma de agradecer. Hoje eles estavam lá cedinho esperando a equipe da Susipe chegar para levar o lanche. Deixo aqui minha alegria e o meu agradecimento ao trabalho realizado pela Susipe na escola”, relatou.

Para o diretor de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado, o projeto tem avançado e cumprido seus objetivos. “Estamos avançado com os projetos da Susipe no TerPaz e que tem surtido o efeito que mais desejamos na comunidade: a gratidão e orgulho. Todo nosso esforço é para levar paz aos bairros. Esse trabalho, além de ressocializar a pessoa privada de liberdade, traz benefícios para a sociedade, limpando e revitalizando a escola, que é o espaço em que os filhos e netos de cada morador recebem conhecimentos e convivem com colegas, amigos, professores, ou seja, a comunidade escolar”, afirmou.


Por: Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.