Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDEME E CODEC

Pará negocia no Rio Grande do Sul com indústrias de calçados

Por Valéria Nascimento (SECOM)
24/10/2019 20h47

A comitiva que está no sul do Brasil para atrair empreendimentos ao ParáUma comitiva de dirigentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Codec) está na cidade de Campo Belo, no Rio Grande do Sul, com representantes da Prefeitura Municipal de Mãe do Rio, município do nordeste paraense, para conhecer e atrair indústrias do mercado calçadista para o interior paraense, a exemplo da Aniger e Sugar Shoes.

A empresa Aniger, com 25 anos de atuação nesse segmento, tem interesse em se instalar em Mãe do Rio. “O Rio Grande do Sul é um fortíssimo polo de calçados do Brasil. Temos agenda com comitivas de cinco empresas locais para apresentar as oportunidades econômicas do Pará no ramo de calçados, sapatos e palmilhas’’, informou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Sedeme, Carlos Ledo, que está em Campo Belo, onde fica a sede da Aniger, junto com o gerente de Novos Negócios da Codec, Augusto César Anunciação.

Para o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, há interesses mútuos e específicos entre a comitiva estadual e o setor calçadista gaúcho nos insumos da cadeia de calçados que possam ser gerados pelos municípios do Pará.Representantes do Estado apresentaram vários atrativos às indústrias gaúchas

Empregos - “Temos interesse, sobretudo, na geração de emprego e renda em nossa economia. Uma empresa do porte da Aniger pode agregar um polo de desenvolvimento para uma região como a de Mãe do Rio, com baixo índice de desenvolvimento humano e social. A Aniger tem clientes fortes, como a Nike e a marca New Balance, empresa com sede em Boston, Estados Unidos, que produz calçado e vestuário desportivos”, frisou Manoel Ibiapina.

A Prefeitura de Mãe do Rio também está empenhada em atrair a Aniger e outras indústrias, inspirando-se, inclusive, no caso de sucesso da cidade cearense de Quixeramobim, que recebeu uma unidade industrial da Aniger, geradora de 2 mil empregos diretos em pleno sertão nordestino. A gestão municipal está atenta em garantir vantagens competitivas aos empreendimentos, da área física a diferimentos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), entre outros atrativos para novos negócios.

Apoio do Estado - Representantes da Prefeitura de Mãe do Rio pediram o apoio institucional do governo do Estado para assegurar uma ambiência de negócios. O Município já vem trabalhando a articulação com a empresa para a vinda do empreendimento há cerca de um ano e meio. “Eles procuraram o Governo do Pará, por meio da Codec e da Sedeme, e a gente está junto com o Município nessa missão de atratividade de investimentos e empreendimentos para a economia paraense”, disse o diretor da Codec.

A sede da Aniger, na cidade de Campo Belo, produz calçados personalizados para corrida, beisebol, basquete, tênis e boxe. A empresa é reconhecida por trabalhar com tecnologia e manufatura para calçados com matrizes próprias e processo produtivo verticalizado, sendo considerada uma das fábricas mais flexíveis do mercado, o que possibilita o desenvolvimento e produção dos mais variados segmentos do setor calçadista.

Já a empresa Sugar Shoes está há 21 anos no mercado, e desenvolveu expertise em calçados vulcanizados. Ela fornece calçados para marcas famosas, como Coca-Cola e Capricho, e tem unidades em Senador Pompeu, no Ceará, e Picada Café, no Rio Grande do Sul, juntas, que produzem mais de 16 mil pares de calçados por dia e geram aproximadamente 1.800 empregos, diretos e indiretos.