Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Encontro de Gestores da Emater debate gestão participativa

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
24/10/2019 18h53

Eficiência operacional, flexibilidade de trabalho e gestão participativa foram alguns dos pontos discutidos durante o I Encontro de Gestores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que desta vez foi realizado em Santarém, no oeste paraense. Além de Santarém, participaram servidores das regionais Altamira, Tapajós e Médio Amazonas.

O encontro reuniu servidores de quatro regionais da EmaterAs quatro regionais abrangem 30 municípios, que juntos reuniram supervisores regionais e chefes locais para debater com a diretoria da empresa a gestão pública e administrativa, com o propósito de fomentar as ações dos serviços de assistência técnica e extensão rural nos municípios.

O município de Pacajá, pertencente à Regional Altamira, destaca-se pelas atividades de pecuária, em grande parte pela bovinocultura. Para Saulo Tavares, chefe local da Emater no município, a construção de propostas para melhorar os serviços passam pelo comprometimento em renovar os métodos atuais de trabalho. “Todos os funcionários precisam estar preparados para uma nova fase de assistência técnica. Então, discutir ideias é importante para alinhar os objetivos gerais”, disse Saulo Tavares, acrescentando que o município está sendo contemplado com convênios do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau).

Entre as temáticas abordadas durante o encontro dos gestores em Santarém estão planejamento estratégico, gestão em empresas públicas, gestão participativa, custos operacionais, créditos rurais e a avaliação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2019, apresentação do Proater 2020 e as informações do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020/2023.

Diálogo - Segundo a presidente da Emater, Cleide Amorim, a empresa trabalha para integrar ainda mais suas ações, daí a necessidade de conversar com os funcionários para construir novas modalidades de trabalho. “Conhecer as regionais, os municípios e os empregados estão dentro do processo, por isso a empresa precisa ouvir sugestões e ideias”, ressaltou a presidente.

Durante o encontro de gestores, a Coordenadoria de Planejamento (Cplan) da Emater mostrou o funcionamento do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SigPlan), responsável por reunir informações administrativas e quantitativas das famílias atendidas pelos serviços de Ater nos municípios. “É importante que os supervisores e chefes locais conheçam os dados do SigPlan porque são informações que o governo utiliza para subsidiar novos cronogramas de trabalho”, explicou Marialva Sousa, da Cplan.

Também participaram do evento o presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono, e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria Regional de Governo, Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Santarém.

A programação de capacitação de gestores será realizada, ainda, no município de Bragança, na região nordeste, de 29 de outubro a 1º de novembro.