Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO NA PRAÇA

Adepará mostra importância da defesa sanitária para uma alimentação saudável

Por Monique Hadad (UEPA)
23/10/2019 18h30

Estudantes de escolas públicas receberam orientações no estande da AdeparáCom atividades lúdicas e distribuição de alimentos, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPPA), encerrou a programação alusiva ao Dia da Mundial da Alimentação Saudável - 16 de Outubro, na manhã desta quarta-feira (23), na Praça Batista Campos, em Belém. Um seminário realizado no auditório do Ministério Público abriu no último dia 16 a programação, que também incluiu palestras educativas em várias escolas.

Alunos aprenderam a importância de cuidar da alimentaçãoNa Praça Batista Campos, cerca de 200 alunos, de cinco escolas públicas da capital, participaram de jogos e atividades teatrais que enfatizaram a importância da alimentação saudável e sustentável. Os estudantes também visitaram estandes de várias instituições parceiras do evento, como secretarias de Estado e outros órgãos da administração estadual.

No estande da Adepará, servidores da Gerência de Educação Sanitária distribuíram frutas, queijo, iogurte, água de coco e caldo de cana, e mostraram ao público o papel desempenhado pela Agência na garantia da sanidade da produção de alimentos de origem animal e vegetal, para que cheguem com qualidade à mesa da população. As crianças também receberam cartilhas com informações sobre prevenção de pragas que podem atingir os pomares.

Atribuições - Para a gerente de Educação Sanitária Lucilene Nascimento, a participação da Adepará foi importante para informar à sociedade o trabalho realizado pela Agência. “Nós estamos demonstrando como a Adepará trabalha para levar uma alimentação saudável ao consumidor, por meio da certificação e fiscalização dos alimentos. Por isso, precisamos do apoio de toda a comunidade para divulgar nosso trabalho”, disse Lucilene Nascimento.Servidores mostraram o trabalho que desenvolvem na Agência

A diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Layse Barbosa, ressaltou a importância das parcerias para a consolidação da iniciativa. “Esse evento teve sua primeira edição em 2007, e vale ressaltar que foi idealizado pela Adepará, que buscou o Ministério Público do Estado como parceiro, para que pudesse realizá-lo. A partir de então, várias outras instituições foram convidadas, para que somassem conosco”, contou a diretora, que também aprovou o local da programação. “Realizar o evento na praça permite que sejam desenvolvidas atividades ao ar livre, com uma maior integração e contato com a natureza”, acrescentou.

Repercussão nas escolas - O trabalho conjunto entre Adepará e Ministério Público também foi destacado pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, ao lembrar que “estamos com essa parceria da Adepará há 12 anos, e conseguimos agregar inúmeros outros órgãos da sociedade civil, não somente órgãos governamentais”. Sobre os resultados da iniciativa, ele afirmou que “nós ficamos felizes porque as escolas aderiram ao projeto. As professoras desenvolveram trabalhos escolares e até concurso de redação. Então, nas próprias atividades das escolas, durante quase dez dias, o tema da alimentação saudável foi tratado”.As crianças também receberam cartilhas informativas

Também participaram da programação representantes das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Educação (Seduc), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Associação de Nutrição do Estado do Pará (Anepa), Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Exército (8ª Região Militar), Comissão da Produção Orgânica do Pará (CPORQ-PA), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7) e de outras instituições públicas e privadas.