Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOMENTO HISTÓRICO

Governo dá posse aos primeiros servidores concursados da Secom

Por Jackie Carrera (SECOM)
23/10/2019 15h15

O processo de reformulação e fortalecimento da comunicação pública na esfera estadual, implementado ao longo dos últimos meses, teve um momento histórico nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), em Belém. Os primeiros cinco servidores concursados da instituição foram empossados nos cargos pelo governador Helder Barbalho, em uma solenidade que reuniu ainda o vice-governador Lúcio Vale, e os titulares da Secom, Parsifal Pontes e Vera Oliveira. Os novos servidores foram aprovados no concurso C-205 da Secom, realizado em 2018.

Helder Barbalho, Lúcio Vale, os titulares da Secom, os servidores concursados e demais membros da equipe da ComunicaçãoO governador, que assinou as nomeações no último mês de setembro, parabenizou os concursados e seus familiares, presentes à solenidade, e acrescentou que também agradecia “àqueles que já trabalham conosco”, afirmando “que o trabalho de vocês é fundamental para atender a demanda da Comunicação, que é levar informação pública para a população e dar transparência às ações do Estado".

A importância desse novo capítulo na história da Secretaria também foi enfatizada pela secretária adjunta, Vera Oliveira. Segundo ela, "hoje representa um marco na história da Secom. Estamos integrando à comunicação do governo novos colaboradores, que se dedicaram para que esse momento acontecesse. Parabéns!".

O edital do primeiro concurso para o quadro de servidores da Secom foi publicado em junho do ano passado, e a prova realizada em setembro. O regime de contratação é estatutário, o que assegura estabilidade empregatícia.

Um dos concursados assinando o termo de posse, ao lado do governador Helder Barbalho (c) e do vice-governador, Lúcio Vale (e)Conquista profissional - Um dos novos servidores, o jornalista Igor Oliveira, disse que aguardava há muito tempo o concurso da Secom. "Agora, a minha expectativa é a melhor possível depois de assinar esse termo de posse. Gostei muito do ambiente, da recepção. É uma realização, e quero trabalhar para contribuir cada vez mais com a comunicação daqui", disse Igor Oliveira, emocionado com a conquista profissional.

Outra empossada é a publicitária Ticiane Moreira, para quem integrar a equipe de servidores da Secom "é um novo ciclo, uma nova oportunidade de adquirir experiências, inclusive na minha área, que é mídia integrada, e tem tudo a ver com a Secretaria de Comunicação. Eu venho pra somar nessa nova fase da minha vida".

Integração - A secretária Vera Oliveira ressaltou que a Secom passa por um processo que visa fortalecer ainda mais a comunicação pública, ampliando o canal de diálogo com a sociedade. "Essa reformulação é totalmente integrada. Para agregar ainda mais, nós estamos buscando, além do institucional, conteúdos que valorizem o protagonismo social. Quero ressaltar que, de junho até outubro, tivemos mais de 800 mil acessos à Agência Pará de Notícias. Ou seja, informações que nós estamos gerando sendo consumidas no Pará, em outros estados brasileiros e até em outros países", destacou Vera Oliveira, acrescentando que, além do Brasil, usuários de Portugal e dos Estados Unidos são os que mais acessam o portal de notícias do Governo do Pará, e mais de 60% desses acessos são por meio de smartphone.

O novo projeto para a área de Comunicação prioriza a integração das diretorias de Publicidade, Jornalismo e de Comunicação Institucional às ações desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Comunitária, que promove a construção, o acompanhamento, a democratização e a avaliação das mídias de comunicação popular, usando diversas ferramentas em plena consonância com o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) – uma das principais diretrizes do governo do Estado no enfrentamento à violência e à vulnerabilidade social -  a partir da oferta de capacitação, por meio de oficinas, cursos e outras atividades.

O objetivo, afirmou Vera Oliveira, é fortalecer ainda mais os resultados alcançados a partir de campanhas publicitárias e de ações conceituais desenvolvidas nas redes sociais do governo. Ela citou que, de janeiro a outubro de 2019, o número de seguidores no Facebook do Executivo passou de 113.406 para 121.291, representando um crescimento de 7,5%. No Twitter, o número de seguidores foi de 191.234 para 198.230, e no Instagram o salto foi de 77%, no mesmo período.

O processo de reformulação da Secom incluiu a aquisição de novos equipamentos, como televisores e computadores. "Precisávamos de mais suporte técnico para agilizar os serviços, e também para dar esse conforto profissional que tanto prezamos aos nossos colaboradores", disse Vera Oliveira.