Ginastas apoiadas pelo Governo do Pará conquistam 26 medalhas no Chile

22/10/2019 18h46 - Atualizada em 22/10/2019 19h41
Por Paula Portilho (SEEL)

O grupo de nove ginastas do Projeto Talentos Esportivos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), retorna a Belém com 26 medalhas conquistadas na 26ª Copa Alemania de Ginástica, encerrada no último domingo (20), em Santiago, capital do Chile. São oito medalhas de ouro, cinco de prata, três de bronze e mais 10 por colocação geral, que agora fazem parte do currículo do projeto, que tem como técnico Ulisses Lima.

No primeiro dia de competição, Francine Luise ganhou a medalha de ouro nas paralelas e outra no solo, e ainda a prata no individual geral. A ginasta Juliana Lima obteve a medalha de ouro no salto sobre a mesa e a prata no individual geral. Luana Fernandes levou medalhas de ouro no solo e no salto sobre a mesa, além da prata no individual geral. Kaylane Reis também se destacou ficando em quarto lugar no solo, nas paralelas, no salto sobre a mesa e no individual geral.

No segundo dia, a ginasta Calina Foro conquistou medalhas de ouro no solo e no salto sobre a mesa, prata nas paralelas e ouro no individual geral. A ginasta Lia Alves ganhou  a medalha de prata no salto sobre a mesa e bronze no individual geral. Bruna Borcem ficou com a medalha de bronze no salto sobre a mesa e em quinto lugar no individual geral. No último dia de competição, Leticia Borcem foi bronze na prova de salto.

Confiança e fé - Apesar da ansiedade e do alto grau de competitividade no evento, as ginastas mostraram determinação. "Nessa Copa no Chile dei o meu melhor para conquistar o primeiro lugar do pódio. Nessas horas de nervoso, o melhor é ter confiança e fé", declarou Calina Foro.

"Para mim, como mãe de atleta desse projeto, estou muito feliz com a conquista de medalhas das nossas ginastas, que são muito guerreiras. Meninas de vários países estavam no evento, mas a dedicação delas com seu técnico Ulisses foi incansável. Fizeram o melhor pra mostrar que o esforço no dia a dia não é em vão, e o resultado está aí. E agradeço à Seel por apoiar nossas atletas e fazer a diferença no esporte paraense, em especial a ginástica artística", disse Eliete Foro, mãe de Calina.

A coordenadora do Projeto Talentos Esportivos, Kátia Rocha, destacou que "a cada competição que as atletas do ‘Talentos Esportivos’ participam, os resultados têm sido melhores. Todas são muito esforçadas, apesar de muito jovens, e procuram superar suas próprias metas".