Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA RECUPERADA

Governo fará reconstrução do Hospital Municipal de Nova Ipixuna

Convênio entre Estado e prefeitura orçado em R$1,2 milhão permitirá a readequação do espaço, aumentando o número de leitos e melhorando o atendimento à população

Por Jackie Carrera (SECOM)
21/10/2019 18h33

O secretária de saúde, Alberto Beltrame, ao lado do governador Helder Barbbalho e da prefeita de Nova IppixunaPor volta das 17h desta segunda feira (21), o governador Helder Barbalho chegou a Nova Ipixuna do Pará, no sudeste paraense, para visitar as dependências do Hospital Municipal. Ao lado da prefeita da cidade, Maria da Graça Matos, e do Secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame; o chefe do poder executivo conheceu as salas ambulatoriais, de raio-x, fisioterapia e todas as alas do Hospital.

Em seguida, foi dado início ao ato de assinatura do termo de compromisso entre Governo do Estado e Prefeitura de Nova Ipixuna e ainda do convênio que repassa verbas da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para reconstrução do Hospital municipal. A contrapartida do Governo está orçada em R$ 1,2 milhão.

Para o governador Helder Barbalho, o convênio sela uma união entre as gestões estadual e municipal, com objetivo de trazer atendimento digno à população. Ele também lembrou que a parceria celebra os 26 anos de emancipação política de Nova Ipixuna do Pará, comemorada no último dia 20.

"É uma satisfação trazer este presente para a cidade neste dia e sendo ainda uma pauta tão sensível como a saúde. Isso foi trazido como prioridade durante o programa Governo Por Todo o Pará que realizamos em Marabá. E agora voltamos aqui, para firmar esse compromisso", disse o governador.

Sala de Raio-X também passará por melhoriasO chefe do executivo também citou outras ações do Estado que devem acontecer para benefício do município tais como, asfaltamento de vias urbanas, reforma da escola estadual de Nova Ipixuna e a reconstrução da PA-150.

Também estiverem presentes o vice-governador Lúcio Vale; o Secretário Regional de Governo, João Chamon; os deputados estaduais, Daniel Santos, Toni Cunha, Heloísa Guimarães; Dirceu Ten Caten e delegado Caveira. Assim como vereadores de Nova Ipixuna e prefeitos de 8 municípios da região.

Melhoria no atendimento - Dona Creuza Lopes estava sendo atendida no Hospital Municipal de Nova Ipixuna quando soube que o Hospital seria reconstruído. Ela, que é pescadora, mora em uma vila na zona rural do município, comemorou muito a novidade.

"Muita gente precisa desse hospital. É o mais próximo da área onde eu moro, que é na vila Massaranduba 2. Sem ele teria que me deslocar até Marabá, mas é muito longe, com a melhoria aqui poderemos ficar mais tranqüilos”, comentou.

O investimento vai possibilitar uma melhor estrutura no atendimento aos moradores da cidade e de toda a região. Segundo a prefeita, a última reforma que houve no Hospital foi em maio de 2010. “A gente fica feliz de ser ouvido pelo nosso governador, pois esse convênio com o Estado era um anseio antigo. Esse é o único hospital público de maior porte do município e ele não tem uma estrutura adequada pra dar uma assistência melhor às pessoas", conta a prefeita.

O hospital oferece atendimento ambulatorial de psiquiatria, pediatria, ginecologia e fisioterapia; além de urgência e emergência.

Segundo a diretora do Hospital Municipal de Nova Ipixuna, Natalia Rayza, a reconstrução do espaço vai permitir o funcionamento de um centro cirúrgico, aumentará de 12 para 15 a quantidade de leitos para internação. “Também serão feitos serviços de recuperação do telhado, além da ampliação da área de lavanderia e do centro de esterilização. Outra prioridade é reajustar a rede elétrica que é bastante antiga e que não dá conta de instalar mais equipamentos”.

"Essa questão da fiação da rede elétrica, por exemplo, é importantíssima. Nós fazemos partos normais aqui e depois da reforma vamos poder tirar do almoxarifado a incubadora com berço aquecido que estava guardada por conta do problema de energia no Hospital", ressalta a diretora.