Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVAR VIDAS

Hospital Regional do Sudeste promove 37ª Campanha de Doação de Sangue

Por Ederson Oliveira (HRSP)
21/10/2019 16h35

Com o slogan "Você ainda tem tempo para salvar vidas", o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, mobiliza desde segunda-feira (21) a sua rede de voluntários para a 37ª Campanha de Doação de Sangue. Realizada ao longo desta semana, a campanha tem ponto de coleta no Hemocentro da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Nesta terça-feira (22), funcionou um posto volante do Hemopa dentro do HRSP. Responsáveis pela ação, funcionários da Agência Transfusional do Hospital percorrerão os espaços para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar os benefícios da doação, a partir de histórias de quem sobreviveu graças à solidariedade de voluntários.

Referência em atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Sudeste é a unidade que recebe a maioria das bolsas coletadas pelo Hemopa. Isso se deve, principalmente, ao atendimento a vítimas de acidente de trânsito, ao volume de cirurgias realizadas e à constante necessidade de transfusão em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Informação - De acordo com o biomédico do HRSP, Gustavo Ramos, boa parte da população ainda resiste em doar sangue devido à falta de informação. Mesmo com as constantes campanhas de conscientização, ainda há quem pense que a doação “afina ou engrossa o sangue”, ou ainda, que vicia e deixa o voluntário suscetível a doenças transmissíveis pelo sangue.

"Quando fazemos as mobilizações, percebemos que é grande a desinformação da sociedade quanto aos benefícios da doação de sangue. Infelizmente, há muita gente que deixa de ajudar porque acha que a doação traz riscos para a saúde do doador, mas não é verdade. O procedimento é seguro, obedece a uma série de rigorosos protocolos que garantem a segurança, desde a coleta do sangue até a transfusão no receptor. Além disso, o processo é acompanhado do início ao fim por profissionais capacitados e, em poucos dias, o próprio organismo se encarrega de repor a quantidade de sangue doada", explicou o biomédico.

Para continuar participando da campanha, os voluntários devem comparecer ao posto de coleta no Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30. É preciso estar bem de saúde e alimentado, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de idade, é necessária a autorização dos pais ou dos responsáveis legais.

Estrutura - Referência em atendimento de média e alta complexidade para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso tem 115 leitos, sendo 77 de unidades de internação e 38 de unidades de Terapia Intensiva.

Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.