Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Fisioterapeutas do Regional de Santarém recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Profissionais da fisioterapia foram reconhecidos pelo trabalho de referência realizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e foram convidados para uma sesseão especial na Câmara de Vereadores

Por Karla Lima (HRBA)
21/10/2019 14h26

Dois fisioterapeutas do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foram homenageados, na última sexta-feira (18), durante uma sessão especial na Câmara de Vereadores, que comemorou os 50 anos do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no Brasil.

Neyton Sousa dos Santos e Amanda de Almeida Sena foram os escolhidos. “O fisioterapeuta é fundamental na atuação da oncologia do hospital, pois ele trata das dores, das atrofias musculares e lesões. Realizamos uma média de 10 mil atendimentos por mês e o avanço é contínuo, tendo em vista a necessidade de prestar assistência de qualidade à população”, destaca o coordenador de fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.

Em Santarém, a história da fisioterapia acompanha a trajetória consolidada do HRBA, pois foi a partir da inauguração da unidade que o atendimento foi ampliado ao público nesta área da saúde. “O HRBA tem se destacado com um serviço de excelência em todo o Pará e na região Norte do País. Isso se deve a um trabalho feito em conjunto, com uma equipe multidisciplinar, competente, qualificada e comprometida com a assistência ao paciente. O serviço de fisioterapia do hospital complementa as atividades dos demais profissionais com resultados excelentes. Esse reconhecimento da Câmara de Vereadores demonstra que nosso serviço cresce a cada dia, trabalhamos fortemente a formação de novos profissionais e desenvolvemos cada vez mais os que já atuam conosco”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O profissional fisioterapeuta atua na promoção da saúde, no tratamento e prevenção de doenças. Por meio da aplicação de técnicas, o fisioterapeuta auxilia na restauração da capacidade física e funcional de pacientes.

Sobre o HRBA: É uma unidade do Governo do Estado do Pará que atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará.

Atualmente, o HRBA conta com um quadro de 39 colaboradores fisioterapeutas, e através da residência multiprofissional possui 8 residentes fisioterapeutas nas especialidades de ortopedia e oncologia. De 2012 a setembro de 2019, o HRBA realizou mais de 700 mil sessões de fisioterapia.