Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'FUTURO BRILHANTE'

Imprensa Oficial imprime 10 mil cartilhas sobre combate à violência contra crianças

Por Ailson Braga (IOE)
18/10/2019 16h18

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) entregou, na manhã desta sexta-feira (18), 10 mil exemplares da cartilha "Passo a passo para o atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes em Belém do Pará", de autoria de Diego Martins, coordenador do Projeto Futuro Brilhante, que arrecada material didático para alunos da rede pública de ensino. O chefe de gabinete da Ioepa, Sidiclei Barros, e Rodrigo Moraes, coordenador da Editora Pública, receberam Diego Martins, mestre em Segurança Pública, a quem entregaram as cartilhas e destacaram a importância da iniciativa. Os dois gestores puseram a Ioepa à disposição para futuras reimpressões do material, dentro da linha comercial, com preços mais acessíveis em relação aos praticados pelo mercado gráfico. 

A cartilha foi desenvolvida por Diego Martins durante o mestrado em Segurança Pública, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e lançada digitalmente em abril deste ano. Agora, graças à parceria com a Ioepa, o material impresso será distribuído em pontos estratégicos da região, como forma de combate e prevenção à violência. O coordenador do Projeto Futuro Brilhante informou que, durante seu mestrado, percebeu que as pessoas têm dificuldade em dar o primeiro passo diante de um caso de violência contra crianças e adolescentes, que é fazer a denúncia. “E as que fazem a denúncia se perdem no meio da burocracia. Elas não compreendem todas as etapas que precisam percorrer até aonde todo mundo quer chegar: que é a sentença, a decisão do juiz, para saber se a pessoa será condenada ou absolvida. Outras pessoas desistem na parte mais importante, que é a do Judiciário. Então, eu resolvi compilar esse conhecimento na forma de uma cartilha”, explicou Diego Martins.

Três etapas - Ele contou que a cartilha foi feita em três partes: na primeira, ele mostra todo o percurso que a vítima vai fazer dentro do processo até chegar à sentença; na segunda, há uma espécie de glossário, com palavras e termos jurídicos que não são de conhecimento geral e acabam dificultando o atendimento - Diego fez a “tradução” para a linguagem comum -, e da terceira parte constam as dúvidas mais frequentes, como onde fazer perícia, em que horário e qual delegacia procurar.

Diego Martins informou, ainda, que a publicação integra o Projeto Futuro Brilhante, e que a distribuição será feira durante a capacitação sobre violência sexual que ele ministra, como estratégia para receber doação de material escolar que é repassado às crianças de escolas públicas. “Imprimir essa quantidade de cartilhas para distribuir gratuitamente seria inviável. Estou extremamente feliz, pois a Ioepa nos deu a oportunidade de chegar diretamente até 10 mil pessoas”, destacou.

O Projeto Futuro Brilhante foi criado em 2014. A iniciativa atende crianças em situação de vulnerabilidade social e realiza campanhas de arrecadação de material escolar para incentivar a educação e a permanência dos jovens nas escolas. Além disso, o projeto atua na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de palestras, eventos e produção de materiais educativos.

Serviço: Informações sobre o Projeto Futuro Brilhante e a cartilha "Passo a passo para o atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes em Belém do Pará" podem ser obtidos pelos e-mails diego.martins@tjpa.jus.br; diego_amatos@hotmail.com, e pelo telefone +55 91 3230-2026.