Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LÁBIOS LEPORINOS

Governo acompanha recuperação de pacientes operados em Santarém

Mutirão realizou 60 procedimentos em crianças e adolescentes que vieram de várias cidades do oeste

Por Laíse Coelho (SECOM)
17/10/2019 12h09

Pacientes passaram por uma avaliação médica e seguem monitorados pela equipe multiprofissional do EstadoUma semana após o mutirão de cirurgias da Operação Sorriso em Santarém, que realizou 60 correções de lábios leporinos ou fenda palatina, os pacientes passaram por uma avaliação médica do pós-operatório nesta quarta (16), no Centro de Referência de Saúde da Criança. A recuperação deles está sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional especializada do Estado, prefeitura e voluntários.

Essa é a primeira vez que o governo apoia diretamente a ação e também o acompanhamento dos pacientes. O retorno das crianças e adolescentes que fizeram os procedimentos tem como objetivo avaliar a cicatrização das cirurgias e sua evolução, para que possam receber alta médica e retornar para suas cidades de origem. Durante os atendimentos, atividades de lazer distraíram as crianças e também os familiares.

A partir da alta médica, será iniciada uma nova fase, que é a de reabilitação do paciente fissurado, considerada pelos médicos muito importante. A etapa também é acompanhada pelo governo do Estado, que continua dando apoio ao município no atendimento dessas pessoas. Na próxima sexta feira (26), os pacientes vão retornar para Santarém para uma nova avaliação com a equipe de odontopediatras e ortodontistas.

Para a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Alessandra Amaral, esse foi um momento importante para o Estado, que já estuda a implantação de uma rede de apoio aos fissurados por todo o Pará.

Brincadeiras distraíram crianças e familares“Essa foi a primeira vez que o Estado apoiou a Operação Sorriso e acompanha também o processo de reabilitação do pós-operatório, em parceria com a prefeitura de Santarém. Nós estamos levando para os familiares e pacientes a segurança de que esses atendimentos não vão acabar e estamos estudando a possibilidade de iniciar as cirurgias de reparação no Hospital Regional, a partir do ano vem. Nosso objetivo é expandir e levar o tratamento para todo o Estado”, informou a coordenadora.

Operação Sorriso – Na semana passada, a primeira dama Daniela Barbalho esteve em Santarém para acompanhar os atendimentos oferecidos pelo mutirão de cirurgias da 14° edição da Operação Sorriso. A ONG internacional viaja por vários países realizando procedimentos de correção de pacientes fissurados. A entidade atua em aproximadamente 60 países e, no Brasil, o projeto já é realizado há 22 anos. Essa é a primeira vez que a ação conta com o apoio do governo do Estado. A solicitação de parceria foi apresentada durante o Governo Itinerante em Santarém, e prontamente atendida.