Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Galileu investe em qualidade e muda conceito de 'comida de hospital'

Hospital desenvolve trabalho específico para oferecer alimentação saudável e atrativa

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
16/10/2019 17h29

Foco da unidade é produzir refeições balanceadas, para auxiliar na recuperação do pacienteA gastronomia hospitalar tem como principal desafio conciliar a prescrição dietética, restrições alimentares e o gosto pessoal de cada paciente. No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, é desenvolvido um trabalho específico voltado à alimentação saudável e atrativa. A gastronomia do Hospital prioriza refeições balanceadas, que auxiliam diretamente a recuperação dos pacientes.

Lúcia do Socorro, que está internada no hospital há mais de um mês, contou que "desde que estou aqui, tenho o acompanhamento de nutricionistas. Como estou fazendo o uso de medicamentos fortes, em alguns momentos acabo ficando enjoada. E, mesmo assim, consigo me alimentar, pois é tudo muito gostoso".

O nutricionista do HPEG, Thiago Silva, disse que o retorno dos usuários sobre as refeições recebe atenção especial de um conjunto de profissionais da unidade, pois a dieta individualizada impacta diretamente na recuperação do paciente. O processo de preparo da alimentação é discutido, no início de cada mês, levando em consideração as orientações médicas, sabores regionais e propriedades medicinais dos temperos e alimentos.

Lúcia do Socorro recebe acompanhamento do nutricionista"Iniciamos o processo de elaboração das dietas com o planejamento do cardápio, levando em consideração o perfil da nossa população atendida. Além disso, é necessário que a dieta tenha sempre o equilíbrio entre os nutrientes, e que sejam preparados de forma correta", ressaltou o nutricionista.

Processamento - Após o planejamento, vem a compra dos alimentos. É rigorosa a escolha dos ingredientes que serão adquiridos e o cumprimento das normas de vigilância sanitária.

Já no processo de produção são desempenhados critérios de segurança. "Seguimos rigorosamente o processo de controle de temperatura do alimento, higienização das mãos, dos equipamentos e das frutas e hortaliças. Além disso, há uma triagem nutricional feita com o usuário, para definir o que ele poderá ou não comer durante sua internação", acrescentou Thiago Silva.

Selo Green Kitchen - Em 2016, o HPEG recebeu o selo de aprovação Green Kitchen, certificação que reconhece a excelência de restaurantes e serviços de alimentação, promovido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). Além da qualidade dos alimentos, o hospital demonstra grande preocupação com a produção sustentável e o destino adequado dos restos alimentares. Após uma avaliação padrão de 49 questões relacionadas à alimentação saudável, sustentabilidade e ambientação natural, a certificação foi renovada.

"O Selo reconhece nossos esforços em buscar para nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes práticas que estimulam uma alimentação mais saudável e processos sustentáveis. Esta é mais uma ação que reflete os princípios institucionais praticados no Hospital Galileu junto à comunidade e o meio ambiente", enfatizou a diretora Hospitalar, Stéphanie Valdivia.

O Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidade, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, que integra a rede de unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), fica na Rodovia Mário Covas, nº 2253.