Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Jurunas é o sétimo bairro a receber ações e serviços do 'Territórios pela Paz'

Local é a última área selecionada do programa TerPaz na Região Metropolitana de Belém

Por Laís Menezes (PC)
16/10/2019 17h25

Segurança no Jurunas será intensificada, buscando a prevenção de práticas delituosas e resguardando o bem-estar da populaçãoO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou nesta quarta-feira (16) a primeira etapa do Programa Territórios pela Paz no bairro do Jurunas, última área selecionada para receber as ações do TerPaz na Região Metropolitana de Belém. O lançamento ocorreu em frente à sede da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, na Travessa Honório José dos Santos, 758. Além do Jurunas, o projeto já chegou aos bairros da Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará (este em Ananindeua), Nova União (em Marituba), Terra Firme e Guamá.

O programa visa uma ação integrada de todas as instituições governamentais, voltadas para coibir crimes e potencializar ações sociais, consolidando a estrutura do Estado em determinadas áreas definidas pelo setor de planejamento, além de dados levantados pela inteligência e análise criminal.

A atuação dos órgãos de segurança no bairro do Jurunas ocorrerá em três fases. A primeira, de ocupação, será realizada no período de 16 a 30 de outubro; a segunda, fase de estabilização, será no dia 31 de outubro, e a última fase, de aproximação, terá início em 10 de novembro. Mais de 270 agentes de segurança e 90 veículos (entre viaturas, motocicletas e cavalaria) serão empregados nas operações.

Lançamento foi conduzido pelo secretário Ualame Machado"Nós chegamos ao sétimo bairro, como previsto no planejamento desde o início do ano. E o que se tem demonstrado nos outros seis bairros anteriores é que a redução da criminalidade vem junto com o projeto. Em alguns bairros já estamos na fase social do programa, com a chegada da saúde, educação, esporte e lazer. Hoje, no bairro do Jurunas, iniciamos com o choque operacional, no qual a população perceberá o impacto maior do policiamento, da ostensividade, com cumprimento de mandados judiciais, operações de abordagens, blitz, para que nos possamos reduzir ainda mais os índices", afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Polícia Militar - Visando garantir a ordem pública, a segurança no bairro do Jurunas será intensificada buscando a prevenção de práticas delituosas e resguardando o bem-estar da população. Isso será possível por meio de ações ostensivas de policiamento em áreas mapeadas, onde a criminalidade apresentou maior número de ocorrências. A Polícia Militar atuará nas três fases, e na terceira fase haverá a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). 

Dentre as operações que serão postas em prática pela PM estão Impacto, de ostensividade; Alvorada, intensificação da presença das forças policiais no horário de ida ao trabalho; Retorno, aumento da presença da polícia na volta para casa; Silêncio; Garras de Águia, de saturação, e operações de apoio aos demais órgãos, como Lei Seca, com o Detran (Departamento de Trânsito), e pacificação, com a Polícia Civil.

"Aqui na área do Jurunas teremos um reforço grande de outras unidades, como Batalhão de Choque, Rotam, Cavalaria, Canil, Batalhão Águia (batalhão de motocicleta). Essa atuação da PM, que será bem intensa nesses 15 primeiros dias, vai permitir o acesso dos outros órgãos do eixo social do programa, para que serviços nas áreas de saúde, esporte, cultura e lazer cheguem a toda comunidade do bairro", informou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Jr.

Atendimento social - A Policia Civil realizará a Operação Pacificação, que fiscaliza bares e outros estabelecimentos comerciais; cumprirá mandados judiciais e oferecerá atendimento social. Haverá, ainda, uma Delegacia da Mulher (Deam) itinerante. Nas ações do TerPaz, a Polícia Civil também contribui com investigações, levantamento e análise criminal para o planejamento das operações, e coopera com os demais órgãos de segurança presentes nas ações.

"A atuação da Polícia Civil tem se dado através de ação de investigação e repressão qualificada, contribuindo para apuração de diversos crimes, e como consequência a redução da criminalidade. Agora, mais do que nunca, com a chegada do TerPaz ao bairro do Jurunas, nós vamos implementar cada vez mais as investigações nessa área, inclusive com plantão 24 horas na Delegacia do Jurunas, durante a etapa do choque operacional. A gente espera poder contar com o apoio da população, que pode contribuir por meio de denúncias pelo canal 181, ou até mesmo pelo 190", explicou o delegado de Polícia Metropolitana, Marco Antônio Duarte.

Corpo de Bombeiros e Detran - Durante a atuação do TerPaz no Jurunas, o Corpo de Bombeiros Militar prestará serviços de orientação, como prevenção contra incêndio e pânico, durante visitas a residências e comércios locais; prevenção a acidentes domésticos e demonstração de salvamento. Os bombeiros também farão vistorias em bares e demais estabelecimentos, e apresentarão o Projeto Escola da Vida para a população.

"O Corpo de Bombeiros tem uma ação importante nesse contexto, que também resulta na redução da criminalidade, atuando com projetos sociais voltados para as crianças, como é o caso do Programa Escola da Vida; as ações integradas com a Polícia Civil, principalmente na questão do combate à poluição sonora, que aqui no bairro do Jurunas é muito intensa, e ações preventivas de combate a incêndio em estabelecimentos comerciais e residências", ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Hayman Souza.

Já o Departamento de Trânsito do Pará, por meio da Operação Tróia, fará a fiscalização de veículos, a fim de identificar irregularidades criminais e administrativas, como infrações de trânsito e adulterações. O Detran realizará, também, as operações Duas Rodas e Lei Seca, que contam com o apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar.

Ouça a matéria completa: