Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORTOPEDIA

Hospital de Santarém realiza cirurgia de alta complexidade em crianças para recuperar mobilidade

Por Karla Lima (HRBA)
14/10/2019 15h33

Procedimento ortopédico foi supervisionado pelo médico Eiffel Dobashi, da Escola Paulista de MedicinaO Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizou, no início deste mês, dois procedimentos cirúrgicos de alta complexidade para correção de luxação do quadril em uma criança e um adolescente. A cirurgia ortopédica foi supervisionada pelo especialista da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o médico Eiffel Dobashi. As cirurgias duraram cerca de seis horas e tem o objetivo de recuperar a mobilidade dos pacientes.

“As crianças eram portadoras de displasia congênita de quadril. O procedimento consiste em colocar a cabeça do fêmur dentro do acetábulo. Em casos assim, o paciente nasce com uma frouxidão, que provoca o deslocamento. Se não tiver intervenção, se torna uma luxação definitiva. É uma cirurgia muito complexa por ser em criança, que tem estrutura delicada. A demanda agora está sendo alta na região, porque só se fazia fora da cidade”, explicou o coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HRBA, o médico ortopedista Paulo Pires.

Natural de Alenquer, Kauê Araújo Queiroz, de 12 anos, foi um dos pacientes beneficiados pelo novo procedimento realizado pelo hospital. O pai, Hilton Queiroz, conta que desde bebê, Kauê nunca conseguiu andar. “Isso nos fez pensar que havia algo errado. Entramos com pedido de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e, desde então, éramos acompanhados. Fiquei alegre quando soube da realização da cirurgia aqui em Santarém. Agora, vamos aguardar o resultado com a esperança de que ele ande normalmente”.

Menino Bryan Diogo, de 1 ano e 2 meses, passou pela cirurgiaA mãe do pequeno Bryan Diogo Dias, de 1 ano e 2 meses, que também passou pelo procedimento, disse estar aliviada com a realização da cirurgia no próprio município onde reside. “Fiquei muito feliz porque estávamos cogitando a transferência. Agradeço aos médicos daqui e ficamos muito felizes também com a vinda desse médico de São Paulo. Quando informaram que o especialista viria, foi muito bom, porque não tive que me deslocar para outro Estado”, agradeceu Silvia Macedo Dias.

Intercâmbio Acadêmico

Formado há 30 anos e doutor pela EPM-Unifesp, Dobashi participou de um intercâmbio acadêmico com residentes de Ortopedia da Universidade Estadual do Pará (Uepa), contribuindo para o fortalecimento do Hospital do Baixo Amazonas, como hospital de ensino. O intuito da troca de conhecimentos é aperfeiçoar a qualidade do serviço de ortopedia, para que pacientes da região não necessitem buscar atendimento em localidades distantes.

O intercâmbio coopera para que a unidade se torne um dos únicos serviços do estado do Pará referência em cirurgia ortopédica pediátrica, com procedimentos de alta complexidade e tratamento cirúrgico de quadril infantil. Reforça ainda o compromisso do serviço de ortopedia e da equipe médica com a busca da excelência no atendimento para os pacientes da região.

O garoto Kauê Queiroz, de 12 anos, também passou pelo procedimento cirúrgico para recuperar a mobilidade“Tenho muito apreço em trabalhar como médico, em especial quando estou atuando na formação de profissionais. A gente se esforça muito na transmissão do conhecimento. Faço parte ativamente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e é nosso dever que o conhecimento seja difundido entre os profissionais médicos, para que a qualidade seja transmitida à população”, destacou o Dobashi, que também é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.

Ensino e Pesquisa

Além de promover assistência, o Hospital Regional do Baixo Amazonas tem buscado fortalecer a pesquisa acadêmica. Em fevereiro deste ano, inaugurou o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). O complexo, que conta com laboratórios, espaço para avaliação física e salas de aula e de reunião, é o primeiro a funcionar dentro de um hospital na Amazônia.

O objetivo é oferecer uma formação mais completa aos novos profissionais e, também, desenvolver estudos na região, que proporcionem melhor qualidade de vida à população. Desde 2014, a unidade é certificada como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde.

“A vinda do doutor Dobashi para Santarém é uma troca de experiências importantíssima para os nossos profissionais ortopedistas. Nosso objetivo é trazer as melhores práticas em medicina existentes. Desta forma, temos a certeza que estamos trabalhando com alto padrão de qualidade, competência e resolutividade. Quero parabenizar a equipe de ortopedia pela iniciativa, e agradecer ao doutor Eiffel pelo compartilhamento de ideias. Tenho certeza que é a primeira de muitas vindas. Quem ganha com isso é a população do oeste do Pará”, afirmou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.