Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS

Primeira-dama adere à corrida que incentiva a doação de órgãos

Por Leonardo Nunes (HMUE)
12/10/2019 16h16

Daniela Barbalho teve um breve encontro com o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, e apoiou a inciativa da unidade do Governo do Pará em prol da doação de órgãos.A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, visitou o município de Santarém, na última quinta-feira (10), acompanhada da secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Vaz. Em agenda oficial na região, Daniela Barbalho teve um breve encontro com o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, e apoiou a inciativa da unidade do Governo do Pará em prol da doação de órgãos, por meio da I Corrida Doando Pela Vida, que será realizada no neste domingo (13).

Na oportunidade, a primeira-dama foi receptiva com a iniciativa e demonstrou preocupação com a causa e interesse em apoiá-la. “Além de abraçar a campanha, a primeira-dama, literalmente, vestiu a camisa para que a gente possa levar essa informação a um número maior de pessoas. Temos diversas pessoas na fila de transplante, mas só conseguiremos viabilizar novos transplantes se houver doação. Quanto mais pessoas conscientes e comprometidas com a causa, teremos mais doadores, menos pessoas na fila do transplante e mais vidas salvas”, ressaltou Moreschi.

A iniciativa - A I Corrida Doando Pela Vida terá um percurso de 5 km, com largada no Centro Cultural João Fona. O trajeto compreende uma passagem rápida pela avenida Nazaré, seguindo pela avenida Rui Barbosa, travessa 2 de junho, avenida Tapajós, retornando ao Centro Cultural, na Orla da cidade. A concentração será às 6h30 e a largada às 7h.

Na oportunidade, a primeira-dama foi receptiva com a iniciativa e demonstrou preocupação com a causa e interesse em apoiá-la.Além de chamar atenção para a causa dos transplantes, a iniciativa visa reforçar a importância da prática de atividades físicas para a promoção da saúde.

As inscrições encerraram nesta quinta-feira (10) e o kit para os inscritos (chip, número, camisa, medalha de participação, além de água e frutas ao final da prova) foi entregue no dia 11 de outubro.

Serviços gratuitos - Durante a corrida, o HRBA realizará mais uma edição do projeto “Ação do Bem”, em comemoração ao Dia da Filantropia.  Na ocasião, corredores e população em geral poderão ser agentes do bem, doando alimentos que serão destinados a uma entidade. Serão disponibilizados atendimentos de saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de material educativo.

HRBA - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública de saúde do Governo do Estado credenciado para a captação múltipla de órgãos e transplantes de rins. O primeiro transplante de rim proveniente de doador vivo foi realizado pela unidade em novembro de 2016. Até o momento, o HRBA alcançou a marca de 54 transplantes.