Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Militar reforça segurança na Romaria Fluvial

Por Taiane Figueiredo (PM)
12/10/2019 15h06

A Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), atuou com um efetivo de 55 policiais militares durante a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, procissão que ocorre, tradicionalmente, no dia anterior à grande procissão e maior festividade católica do povo paraense. Dez embarcações da CIPFlu foram utilizadas para reforçar a segurança dos romeiros e do navio que conduziu a imagem peregrina da padroeira dos paraense.

A coordenação geral da segurança do “Círio Fluvial” foi realizada pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, enquanto a segurança pública ficou a cargo do Grupamento Fluvial do Pará, formado por unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O percurso do policiamento pela Baía do Guajará foi desde o início da procissão, em Icoaraci, distrito de Belém, até a Escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina.

Para evitar acidentes entre as embarcações e o navio balizador da Marinha, que conduz a imagem peregrina, foram feitos dois cercos de proteção: o primário, realizado pela Marinha do Brasil, e o secundário, assumido pelos órgãos de segurança pública. Em todo o percurso, a Polícia Militar interveio apenas por meio de advertências verbais, aplicadas a alguns pilotos de embarcações que ultrapassavam os cercos estabelecidos. “Com isso, o objetivo é facilitar a segurança da navegação”, explicou o diretor do Grupamento Fluvial do Pará (GFlu), delegado da Polícia Civil Arthur Braga.

Este ano, a novidade foi a forma de distribuição dos que atuam para garantir a segurança dos romeiros. “Por meio de reuniões, entendemos que era melhor integrar os trabalhos. Colocamos na mesma embarcação policiais militares, equipes de resgate da Cruz Vermelha, além do Pará Resgate e militares da Marinha do Brasil, cada um na sua esfera de atribuição. Assim, o serviço ficou mais dinâmico”, destacou o major Adriano Dantas, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu).

O diretor do GFlu concorda que a medida otimiza os serviços. “A nossa função foi distribuir o efetivo em lanchas, de forma integrada, para facilitar determinadas abordagens e diminuir o tempo do atendimento de ocorrências”, explicou

A Romaria Fluvial chegou ao seu destino por volta das 11 horas da manhã, sem registro de ocorrências de grande relevância pela Polícia Militar. Para o comandante de Policiamento Ambiental (CPA), coronel Romualdo Marinho Soares, que supervisionou, de perto, o trabalho desempenhado pela Polícia Militar, o papel foi cumprido. “O mais importante é chegar ao nosso destino com tranquilidade para a segurança dos romeiros”, comentou.

A Romaria Fluvial é um dos maiores eventos que compõem a festividade do Círio de Nazaré, cuja procissão principal ocorre neste domingo (13) e terá efetivo reforçado pela Polícia Militar, com aproximadamente, 1.225 policiais.