Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2019

Centro Integrado de Comando disponibiliza tradutores para atendimento ao 190

Por Walena Lopes (SEGUP)
12/10/2019 10h28

18 alunos recebidos pelo Ciop farão plantões neste sábado e domingo. Durante a Operação Círio 2019, o Centro Integrado de Operações (Ciop), por meio da Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup), irá disponibilizar tradutores de inglês e espanhol para os atendimentos de ocorrências no190. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Idiomas Aslan e tem como objetivo possibilitar o atendimento ágil a estrangeiros que queiram registrar ocorrências.

O secretário de Operações, Rômulo Rodovalho, destaca a importância desse serviço para os turistas. “Nós fechamos essa parceria com a escola de idiomas e ela disponibilizou alunos que estarão presentes no Centro Integrado de Operações e no Centro de Controle da Operação Círio. A Secretaria de Segurança Pública já disponibilizou os números 911 e 912, que são telefones internacionais de urgência e emergência à disposição dos turistas que vêm participar das procissões relativas ao círio”. 

Os 18 alunos recebidos pelo Ciop farão plantões, de 6 às 22 horas, na sexta e no domingo. Já no sábado, ficarão a postos até meia noite. Além do atendimento no 190, os tradutores estarão também no Centro de Comando e Controle para o atendimento presencial.

De acordo com a delegada Danielle Souza, coordenadora do Call Center do Ciop, essa é uma ação preventiva, pois a chegada de turistas nessa época cresce cada vez mais. “O projeto é voltado para prestar esse serviço especializado aos turistas que vêm até aqui para prestigiar o Círio e, para que consigamos atendê-los em alguma ocorrência, contamos com o apoio de alguém que traduza o que aquela pessoa está falando”, afirmou.

Os alunos plantonistas tiveram uma palestra de treinamento disponibilizado pelo Centro e após a conclusão das atividades no Círio receberão certificados com carga horária de participação. Para o aluno Igor Farias, que faz o quarto nível do espanhol, essa é uma experiência enriquecedora. “Tenho boas expectativas com a minha participação no Ciop, tenho certeza que terei bons ganhos com essa experiência, vou poder praticar tudo o que venho aprendendo nesses anos de curso”, destaca.