Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AJUDA AOS ROMEIROS

Posto do Hospital Metropolitano fez 226 atendimentos na primeira romaria

Por Dayane Baía (ARCON)
11/10/2019 18h59

Massagens, lanches e serviços de saúde renovam as energias dos romeirosNa primeira romaria da Festividade de Nazaré, iniciada na manhã desta sexta-feira (11), devotos que caminhavam às margens da Rodovia BR-316 receberam cuidados de uma equipe multiprofissional no posto de atendimento médico montado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em frente à unidade, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Já foram realizados 226 atendimentos para romeiros oriundos de vários municípios.

O serviço terá continuidade neste sábado (12), durante a Romaria Fluvial, e no domingo (13), no Círio. "Foi aqui que tudo começou", recordou a professora Edicelma Cabral, olhando emocionada para o prédio do HMUE. Em 2014, o irmão da professora, Jonilson Cabral, ficou internado após um acidente de moto, correndo o risco de ficar paraplégico. "Se ele se recuperar eu vou andar de Baião até Belém", prometeu Edicelma à Virgem de Nazaré, na época. O pedido foi atendido, e pela terceira vez ela percorreu o trajeto de mais de 300 quilômetros, em agradecimento.

A história da professora causou tanta comoção, que outras pessoas se juntaram ao grupo Promesseiros de Baião (município do Baixo Tocantins), que hoje tem quase 50 pessoas, que caminham durante oito dias em nome da fé. Ao longo da jornada, recebem acolhimento dos conterrâneos, que doam suprimentos na estrada, e das comunidades que cedem espaços para os promesseiros descansarem. Também recebem apoio para seguir na estrada e na travessia de balsa.

Arodinaldo Gaia (o Professor Arogas) mostra seu chapéu decorado com berlindaErivane do Carmo Tavares, promesseira do município de Cametá, na mesma região, se juntou ao grupo ao ver a oportunidade de conseguir agradecer por ter sido chamada em um concurso público. Ela estava acompanhada do marido, Arodinaldo Gaia (conhecido por Professor Arogas), que usava chapéu com uma pequena berlinda, confeccionado há dois anos. "Usamos absorvente higiênico na palma dos pés para diminuir o atrito", contou o professor.

Serviços oferecidos - No posto do Hospital Metropolitano eles receberam curativos, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. Em alguns casos, as equipes - formadas por profissionais e residentes da área da saúde - também aplicaram medicamentos e massagens, e forneceram água e lanches aos romeiros.

De acordo com Leonardo Costa, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HMUE, a ação iniciou há sete anos para auxiliar no atendimento aos romeiros. "Os promesseiros procuravam o Hospital para receber atendimento. O posto é uma forma de não superlotar nossa unidade e atender situações de menor complexidade, que não são perfil do Hospital, especializado em casos graves de traumas e queimados", explicou Leonardo Costa.Grupo de promesseiros atendido no posto do Hospital Metropolitano

Durante a ação, apenas uma romeira foi encaminhada ao pronto-atendimento do Metropolitano em decorrência de complicações causadas por alergia à poeira. Clea Barreto saiu de Mosqueiro (distrito de Belém) na tarde de quinta-feira (10), e começou a sentir inchaço na madrugada. "Fiz a medicação e já estou bem melhor. O atendimento foi maravilhoso. Vai dar para continuar agora", afirmou.

A fisioterapeuta e residente do HMUE, Letícia Pereira, fez um atendimento especial. O pai, Dario Pereira, era um dos promesseiros oriundos de Marituba (RMB). "É legal ver que ele está cumprindo a promessa, e poder ajudar que ele termine. É o segundo ano que estou aqui. Faço questão de também fazer a minha parte", declarou.

Balsa de Atendimento – Neste sábado (12), equipes do Metropolitano estarão em uma Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com o Exército Brasileiro e a Cruz Vermelha, montada com a estrutura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dispondo de ventiladores mecânicos, desfibriladores e monitores, além de médicos com drenos e materiais para intubação. No ano passado, foi registrado um acidente náutico, que ocasionou o atendimento de oito pessoas, sem vítima fatal.

No domingo (13), quando ocorre a maior e mais importante das 13 romarias, as equipes do Hospital Metropolitano estarão no Posto de Atendimento montado na Avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina, também em parceria com a Cruz Vermelha, para realizar os primeiros-socorros em casos de desmaios, luxações e cortes. Em 2018, foram realizados 25 atendimentos no local.

Especialidades - Referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimados para a região Norte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de outros municípios do Pará e até de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.