Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2019

Visitantes do Círio ganham guia de bolso para conhecer atrativos culturais de Belém

Por Julie Rocha (IOE)
11/10/2019 13h59

Quem chega a Belém do Pará para a Festividade do Círio de Nazaré terá à disposição o guia de bolso “Explore e Viva Belém”, que será distribuído no Aeroporto Internacional da capital e pontos turísticos da cidade. O guia é uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), responsável pela impressão e divulgação do material.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, que entregou o material ao diretor do Departamento de Editoração e Memória da Secult, Cássio Tavernard, trata-se de um importante instrumento para o turista que chegar a Belém no período do Círio de Nazaré. “É um informativo turístico que vai facilitar a vida das pessoas que têm ficado em Belém durante a quadra nazarena. Também é um estímulo para que o Estado invista sempre nesse caminho de receber bem os turistas".

Ainda de acordo com Panzera, além de garantir o retorno dos turistas, o guia destaca a importância da receptividade. "Tratar bem o turista gera propaganda positiva da cidade e do Estado, que é levada para fora por esses visitantes, atraindo ainda mais turistas, para que venham conhecer as belezas de Belém e do Pará”, concluiu.

O guia de bolso “Explore e Viva Belém – conheça os lugares para visitar na cidade” foi concebido em um formato de fácil manuseio e visualização e apresenta projeto gráfico moderno e vibrante com ilustrações dos pontos turísticos e culturais de Belém.

Ao consultar o guia, o visitante terá acesso a informações gerais sobre os principais locais para uma visita curta ou demorada à cidade, desde o Mercado do Ver-o-Peso, aos principais museus, igrejas, parques e teatros. Além disso, poderá seguir e acompanhar a programação de cada local no Instagram.

O diretor de Departamento de Editoração e Memória da Secult, Cássio Tavernard, informou que o guia é direcionado para os espaços culturais do Governo do Estado na capital paraense e vai ajudar os turistas e a própria população a se localizarem quando precisarem visitar os pontos turísticos e culturais em Belém. “Existem algumas aberturas como é o caso do Mercado do Ver-o-Peso, mas é justamente para mostrar o funcionamento dos nossos museus, dos nossos teatros e outros espaços de cultura e lazer. Vem para suprir essa demanda”, disse ele, ao informar que o próximo passo será a criação de um mapa para cada espaço turístico.

Estão no mapa: Casa das Onze Janelas, Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique Museu do Estado do Pará, Mangal das Garças, Estação das Docas, Igreja de Santo Alexandre, Fundação Curro Velho, Ver-o-Peso, Parque Estadual do Utinga, São José Liberto, Parque da Residência, Museu do Círio, Fundação Cultural do Pará, Forte do Castelo , além do Tribunal de conta do Estado, que abriga a exposição “Exposição Canoas dos Promesseiros”, no centro da cidade.

Interatividade: Agora o Governo do Pará tem um perfil oficial para compartilhar vários momentos do Círio de Nazaré. Nele você encontra dicas de lugares para visitar, de gastronomia e uma cobertura completa das programações religiosas e culturais de uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Siga: