Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTAÇÃO DAS DOCAS

Cuidados com pets e preservação da fauna estarão presentes na 10ª Fecti

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
11/10/2019 10h20

Ter animal em casa ajuda na saúde mental e enche a vida de fofura. Mas, para garantir o convívio saudável – principalmente das crianças – com os pets é preciso tomar algumas medidas e cuidados. Essas orientações serão dadas pelo projeto Vetkids na programação da 10ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), no período de 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas.

O Vetkids é um projeto de tecnologia social, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Gaia e pelo Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária (Petvet), ambos da Universidade Federal Rural da Amazônia. É a terceira vez que o projeto participa da Fecti. “A Sectet é um dos nossos grandes parceiros, ao possibilitar que a gente desenvolva a nossa atividade para um grande público, anualmente durante a Feira”, conta o professor da Ufra, Rinaldo Viana, coordenador do Vetkids.

“A convivência em harmonia com os animais tanto domésticos como silvestres é um dos fundamentos da sustentabilidade socioambiental, que é um dos objetivos da realização da nossa Feira. Por isso, o Vetkids tem sido presença certa em nossa programação”, ressalta Walquiria Bernardo, da coordenação da 10ª Fecti.

Linguagem lúdica – Nos anos anteriores de participação na Feira, informa o professor, o projeto teve a participação de cerca de 500 crianças nas sessões de apresentação. O principal objetivo é estimular o interesse dos pequenos pela medicina veterinária. Para isso, os acadêmicos montam no espaço um cenário que imita um hospital veterinário e simulam atendimentos a animais doentes, utilizando sempre a linguagem lúdica.

Objetivo é estimular o interesse das crianças pela medicina veterinária“Além de despertar nas crianças o interesse pela nossa profissão, a gente também busca a formação de um cidadão do futuro muito mais consciente. Assim, falamos sobre a guarda responsável de animais de companhia, sobre a importância da preservação da fauna silvestre e os cuidados para evitar a transmissão de doenças dos bichos para os homens”, explica Rinaldo Viana.

Nos três anos de desenvolvimento, o projeto já atendeu mais de 30 escolas públicas em Belém, além de participar de atividades no Bosque Rodrigues Alves e da Fecti.

Serviço:

O Vetkids fará duas sessões na 10ª Fecti: no dia 23de outubro, às 9h (crianças até 9 anos de idade) e às 10h30 (crianças de 9 a 17 anos de idade).