Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Ministro Sérgio Moro faz visita técnica em Complexo Penitenciário de Americano

Por Laíse Coelho (SECOM)
07/10/2019 17h44

Comitiva visitou o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I ( CRPP1), desativado em agosto, e também o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II ( CRPP2).Na tarde desta segunda feira (7), o governador do estado Helder Barbalho, acompanhou o ministro da Justiça e segurança pública, Sérgio Moro, em uma visita técnica no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel.

Eles estiveram acompanhados do secretário de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado; secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos; presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Daniel Santos; presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), Leonardo Tavares; procurador geral de Justiça do Estado, Gilberto Valente; e de membros do judiciário e Ministério Público do Pará (MPE).

A agenda iniciou com a apresentação dos agentes que atuam na Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (Ftip) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nas unidades prisionais do Pará. O trabalho do grupo iniciou em agosto e ainda está em andamento. O chefe do Executivo estadual agradeceu a colaboração da Ftip e falou da parceria entre os governos estadual e federal para garantir a segurança e a ordem nos presídios.

“É importante mostrar aquilo que está sendo feito para transformar os nossos presídios do estado em presídios que atendam procedimentos e protocolos semelhantes às unidades federais que são exemplos de regras e normas, que estejam adequados para preservar o direito do apenado, mas, ao mesmo tempo, garantir que o estado tenha absoluto domínio e coordenação das casas penais paraenses”, disse Helder Barbalho.

O ministro Sérgio Moro destacou o trabalho diferenciado nos locais em que a Ftip está presente no país.O governador e a comitiva também cumprimentaram os agentes penitenciários aprovados no concurso C-199 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), que tomaram posse no início do segundo semestre. Ainda no Complexo, eles visitaram o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I ( CRPP1), desativado em agosto, e também o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II ( CRPP2).

O ministro Sérgio Moro destacou o trabalho diferenciado nos locais em que a Ftip está presente no país e fez uma relação do reflexo da redução da criminalidade fora dos presídios com a atuação dos agentes, em parceria com as forças da segurança pública do Pará.

 “Nós viemos aqui com muita satisfação conhecer o trabalho e prestigiar, porque esse trabalho é difícil e a gente conhece o profissionalismo dos agentes penitenciários da Força-Tarefa. Então, entramos numa área desativada, no CRPP2, e pudemos comprovar a qualidade do trabalho realizado, que tem refletido, entre outras causas, para uma redução significativa da criminalidade no estado do Pará”, ressaltou o ministro.

O secretário da Segup, Ualame Machado, acompanhou a visita técnica e afirmou que “a vinda do ministro é importante para verificar não só a estrutura de Americano, mas também o trabalho que está sendo feito pela Força-Tarefa junto com ao Estado para reorganizar o sistema penitenciário do Pará”, concluiu.

Força-Tarefa – 140 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária continuam a atuação nas unidades prisionais do Estado. O trabalho do grupo iniciou em agosto deve se estender por pelo menos mais 30 dias – prazo este que pode ser prorrogado.

140 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária continuam a atuação nas unidades prisionais do Estado. O trabalho do grupo iniciou em agosto deve se estender por pelo menos mais 30 dias – prazo este que pode ser prorrogado.