Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VENCEDOR!

Atleta do Bolsa-Talento da Seel conquista 1º lugar na Corrida da Paz

Por Paula Portilho (EMATER)
07/10/2019 10h19

Eduardo Silva garantiu o lugar mais alto do pódio na competição realizada pela Associação dos Servidores da Polícia Federal no ParáO domingo (6) foi de vitória para Eduardo Silva, que ocupou o 1° lugar do pódio da 4ª Corrida da Paz, realizada no Parque do Utinga, em Belém, pela Associação dos Servidores da Polícia Federal no Estado do Pará (ASPF). O atleta é um dos contemplados no programa estadual Bolsa-Talento, coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

O corredor completou a prova de 8km em 29 minutos e comemorou mais uma conquista importante de 2019, que, segundo ele, foi bastante produtivo, com ótimos resultados. “Em Macapá, no Campeonato de Atletismo, fui medalha de ouro na prova dos 1500m e nos 800m. Em Recife, no Campeonato Norte/Nordeste, conquistei a medalha de prata também nos 1500m. Em Fortaleza, nos Jogos Universitários Brasileiros, fui medalha de bronze também nesta prova. E no campeonato estadual de atletismo, obtive duas medalhas de ouro nos 1500m e 800m”, disse o atleta.

Eduardo foi descoberto em Tucuruí, sudeste paraense, em 2010, através de testes realizados por uma equipe do estado de São Paulo, com o objetivo de revelar novos talentos. Morou por dois anos em Bragança Paulista-SP, aprimorando técnicas. Em 2013, voltou para a capital paraense e passou a treinar no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, através do projeto de atletismo com a treinadora e ex-atleta Suzete Montalvão.

Corredor completou a prova de 8km em 29 minutos e comemorou mais uma conquista importante de 2019Para Adélio Mendes, diretor do EOP, que é administrado pela Seel, “o Mangueirão é uma praça esportiva e não apenas um estádio de futebol, e sua criação atende a necessidade de fomentar o esporte em diversos níveis e modalidades, o que se justifica por esses excelentes resultados”.

O Programa Bolsa Talento, do qual Eduardo é contemplado, foi criado pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008 pelo governo do Estado, como forma de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras. A partir do projeto, foi possível manter e aumentar o número de competidores que representam o Pará em disputas regionais, nacionais e internacionais.