Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADEIA PRODUTIVA

Santarém recebe exposição de flores e plantas ornamentais até domingo

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
05/10/2019 08h54

O evento é realizado pela Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Estado do Pará (Emater).A cidade de Santarém, conhecida como pérola do Tapajós, é também até domingo (6) a cidade das flores, com a 4ª edição da Exposição de Flores e Plantas Ornamentais de Santarém (Flor Tapajós). O evento é realizado pela Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e serve como uma vitrine para dar visibilidade à cadeia produtiva de floricultura da região. 

A proposta da feira é de promover o encontro de produtores que expõem e comercializam plantas ornamentais para fortalecer a atividade e viabilizar linhas de créditos para custeio e investimentos. Cerca de 50 produtores de plantas ornamentais estão participando do evento deste ano. A expectativa é de que 20 mil pessoas visitem a feira até domingo. 

O público poderá visitar mais de 200 espécies de flores e a expectativa é que, com a feira, o interesse pela cultura cresça significativamente. É o que explica Guilherme Saldanha, supervisor regional do escritório da Emater de Santarém. “A Emater se preparou e fortaleceu o apoio a produtores para atender a demanda, já que há uma expectativa muito grande para o mercado de flores na região, então, o Flor Tapajós é realizado justamente para dar mais visibilidade para os produtores que já trabalham com a cultura e também para estimular outros”.

O Flor Tapajós contou com vários espaços, como jardim sensorial e praça do chef.Em relação a parte técnica, muitos produtores conseguiram aplicar métodos de multiplicação de enxertia - que consiste na união de duas espécies diferentes. Esse apoio é dado aos produtores pelos técnicos da Emater, já pensando na expectativa de aumento da comercialização de plantas e produtos na região. “A empresa trabalha para o produtor e, quando há êxito na produção, a empresa fica muito satisfeita. O resultado disso está em exposição na feira", elencou.

O Flor Tapajós oferece aos participantes uma série de atividades, como oficinas, mini cursos e palestras, além de vários espaços: jardim sensorial, espaço flor curumim, voando sobre as flores (tirolesa) e praça do chef. Conta também com estande para produtores e comerciantes de plantas ornamentais; comerciantes de insumos e equipamentos agrícolas; além de exposição e venda de artesanato em geral.

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, o evento proporciona duas coisas para a cidade: "embelezamento e geração de renda. Esse é o nosso compromisso com a cidade e com os produtores até domingo", explicou. 

A edição deste ano do Flor Tapajós conta com os seguintes parceiros: Associação Flores do Tapajós, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Prefeitura Municipal.

A feira funciona das 8h às 22h, no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.

Programação:

Neste sábado, às 18h - Concurso planta mais bonita e espaço mais bonito; às 20h – apresentação da rainha das flores; 20h30 – sorteio de rifa; 21h – show musical; exposição e venda de plantas ornamentais

Domingo (6), às 20h – cerimônia de encerramento; 20h30 – show musical; exposição e venda de plantas ornamentais

Serviço:

Hora: 8h às 22h

Local: Pérola do Tapajós

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, N° 553 – bairro Aeroporto Velho.