Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BARRAGENS DE MINERAÇÃO

Planos de ação de emergência são apresentados na Semas

Por Ronan Frias (DETRAN)
04/10/2019 15h54

A Semas tem a finalidade de anexar os planos de emergência de todas as empresas que trabalham com mineração no estado ao relatório final produzido pela instituição ambiental.A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) coordenou, nesta sexta-feira (4), no prédio do Centro Integrado de Monitoramento Ambienta (Cimam), o Workshop de apresentação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa Alcoa. A multinacional extrai bauxita no município de Juruti, na região do Baixo Amazonas.

A Semas tem a finalidade de anexar os planos de emergência de todas as empresas que trabalham com mineração no estado ao relatório final produzido pela instituição ambiental, depois das vistorias realizadas nesses empreendimentos no primeiro semestre de 2019. A Vale já apresentou seu plano em agosto e a próxima será a Imerys, dia 10 de outubro.

O secretário adjunto de Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, coordena os trabalhos e disse que as empresas foram visitadas e orientadas a apresentarem os planos de emergência. “Devemos ter conhecimento sobre os cuidados que estão sendo tomados para a segurança de todos os envolvidos. Até o final do ano, o relatório e os planos de emergência de cada uma das empresas estarão à disposição do público”, afirmou.

As empresas foram visitadas e orientadas a apresentarem os planos de emergência.Representantes da Alcoa-Juruti apresentaram o PAEBM, com detalhes sobre como é feita a detecção, avaliação e classificação dos níveis de emergência nas lagoas de rejeitos da empresa. Os profissionais fizeram também a descrição dos procedimentos preventivos e corretivos, como condições do reservatório, tubulações, manutenção do sistema, monitoramento ambiental entre outras atividades necessárias, incluindo ainda estudos de inundação, recursos materiais e logísticos: escavadeiras, tratores, ambulâncias e ambulatório no porto.

Procedimentos de notificação, equipe médica e uma atuação interativa com a Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Semas envolvem as responsabilidades apresentadas no Plano para o monitoramento ambiental da empresa. A Agência Nacional de Mineração também acompanha as ações a serem tomadas em caso de emergência. As vistorias, de acordo com a empresa, são diárias, semanais, mensais e semestrais.

“É importante a gente ter essa apresentação técnica, da ação planejada das empresas em casos de emergência”, avalia a diretora de licenciamento ambiental da Semas, Adna Oliveira.
Outras instituições, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor Bio), Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Energia e Mineração (Sedeme) e Serviço Geológico do Brasil também estavam presentes na exposição.