Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BRASÍLIA

Equipe paraense viaja para disputar o Brasileiro Escolar de Handebol

Por Carol Amorim (SEEL)
04/10/2019 10h34

Representar o Pará em uma competição nacional e ter a chance de carimbar o passaporte para o Mundial é uma oportunidade ímpar. E esta grande experiência será vivida por 11 alunas do município de Breves, arquipélago do Marajó, que embarcam nesta sexta-feira (4), rumo a Brasília para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol. As jovens são representantes da equipe feminina da Escola Maria Camara Paes, e receberam apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“Poder acompanhar os sonhos dessas meninas é uma satisfação, principalmente nessa idade. Com todas as dificuldades, a garra delas é dobrada. Antes não saíam de seu município, agora podem viajar e, quem sabe, até disputar o Mundial”, frisa Arlindo Silva, secretário de Esporte e Lazer.

Para participarem do Nacional, as meninas passaram pela Seletiva Estadual Escolar da modalidade realizada em Belém, no mês de agosto, onde se consagraram campeães. “Essas competições ajudam muito todas as atletas, pois ali vão estar os melhores times. A visibilidade é muito grande, já que todos os estados do país terão representantes no torneio”, disse Ana Claudia, técnica da equipe.

Adriane Balieiro, Amanda Marques, Camille Ribeiro, Deronice Silva, Edielma Soares, Gabriela Rodrigues, Layane Oliveira, Maria Bianca Vieira, Rosana Machado, Vitória Araujo e Viviam Castro, são participantes da categoria Juvenil (Sub-17) e irão em busca de uma vaga para o Mundial ISF da modalidade que ocorre em 2020, na cidade de Belgrado, na Sérvia.

“Vamos dar o nosso máximo na competição e tentar trazer o ouro para nossa cidade e para o nosso Estado. O handebol é meu esporte preferido. Pratico desde 2014 e acredito que o esporte pode me fazer uma pessoa melhor, por isso estamos confiantes no resultado positivo”, acrescentou Edielma Soares, que tem apenas 17 anos e é um dos destaques do time.

A equipe paraense é formada por jovens nascidas entre 2002 e 2004, e que se firmam no Grupo F do Brasileiro. O evento é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e começa nesta sexta-feira (4) e encerra no 11 de outubro.