Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO DE CIDADANIA

Polícia Civil realiza quase 4 mil atendimentos em Icoaraci

Por Walrimar Santos (PC)
03/10/2019 21h21

Com cerca de 4 mil atendimentos, mais uma ação de cidadania promovida pela Polícia Civil do Pará, nesta quinta-feira (3), beneficiou moradores de Icoaraci (distrito de Belém). Denominado “Polícia Civil Parceira - Quebrando Paradigmas”, o evento promoveu a aproximação com a comunidade e ofereceu atendimentos na Seccional Urbana de Icoaraci, na Rua Oito de Maio, das 8 às 13 h.

Entre os atendimentos estão a emissão de 308 carteiras de identidade, 88 carteiras de trabalho, 92 certidões de nascimento e de casamento, 25 CPFs, cartões do SUS (Sistema Único de Saúde), sete orientações jurídicas e outros serviços. A população contou ainda com atendimentos nas áreas de saúde e estética e beleza. Foram oferecidas consultas em clínica médica e ginecologia, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

A ação foi coordenada pela delegada Claudilene Souza Maia, coordenadora do Projeto de Polícia de Proximidade. Segundo ela, a ação de cidadania traz confiabilidade entre a comunidade e a Polícia Civil, para que essa parceria possa suprir necessidades da população e fortalecer ainda mais essa aproximação, a fim de mudar o conceito de polícia meramente repressora para uma polícia que orienta, previne e contribui para ampliar as ações sociais.

A delegada ressaltou ainda que “a parceria da Polícia Civil integra diversas instituições públicas e da sociedade, de localidades distintas da Região Metropolitana de Belém, que em conjunto trazem seus serviços, oferecendo nas comunidades, e somam no atendimento demandado pelas comunidades”.

Atribuições - Para a titular da Seccional Urbana de Icoaraci, delegada Flávia Leal, a sociedade ainda vê a Polícia Civil em seu papel tradicional de agente de segurança, responsável pela identificação da autoria de crimes, estabelecendo materialidade e autoria, ajudando na elucidação. Mas o papel da instituição, ressaltou a delegada, engloba outras atribuições, como emissão de carteira de identidade e autorização e fiscalização de festas e outros eventos.

A Polícia Civil mantém a Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), que promove a proximidade com a população, levando serviços por meio de entidades parceiras. “A ação de hoje, por exemplo, nada mais é do que a junção dessas atividades menos conhecidas da Polícia Civil com os parceiros, visando buscar essa proximidade com a população, quebrando paradigmas e levando a verdadeira imagem da instituição Polícia Civil”, disse Flávia Leal.

Reginaldo Rosário, um dos fundadores da Associação de Moradores e líder comunitário há 11 anos, ressaltou a importância da ação de cidadania para os moradores da comunidade. Segundo ele, foi a primeira ação em parceria com a Polícia Civil e outras instituições. “A comunidade é muito carente desse tipo de serviço, principalmente quando se trata de emissão de certidão de nascimento e carteira de identidade”, acrescentou.

Para Adriele Silva de Souza e Jamile Ferreira, ambas moradoras da comunidade, tiveram na ação social a oportunidade de emitir a 2ª via da certidão de nascimento de Adriele, já que a primeira foi perdida em um incêndio, enquanto Jamile trocou a carteira de identidade e o CPF, e ainda recebeu uma nova certidão de nascimento, pois estava apenas com uma cópia autenticada do documento.