Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Segunda edição do projeto Ruas Verdes ocorre nesta sexta-feira (4)

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
03/10/2019 12h46

A meta é sensibilizar a comunidade acadêmica e do entorno da Uepa, em Belém, e cuidar do espaçoNa próxima sexta-feira (4), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe a 2ª edição do projeto “Ruas Verdes”. O evento será realizado no horário das 9h às 12h, com realização do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará (CJ/PA). A concentração será na entrada do Campus I, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade, em Belém.

O projeto observou uma enorme quantidade de resíduos sólidos despejados e acumulados no quadrante escolar da Uepa, contribuindo para aumento do odor e da sujeira na área, por isso, o CJ/PA e o Grupema decidiram criar ações para a solução do problema que se expande pelas ruas da cidade de Belém e diversos apoiadores externos.

O projeto pretende sensibilizar e informar a comunidade acadêmica e do entorno da Instituição, sobre a problemática por meio do ativismo e ressignificar o espaço a partir de intervenções estéticas e ambientais. “O Ruas Verdes é um projeto sobre resistência e a expectativa é trilhar passos para a mudança da realidade do entorno da Uepa e sair multiplicando, por meio da juventude, novas visões e perspectivas sobre o que precisamos fazer a partir de agora”, afirmou a mestranda em Geografia da Uepa e coordenadora do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará, Ana Rosa Cyrus.

A programação contará com oficina de jardinagem, ocupação e limpeza do local, lanche coletivo, vagas vivas no espaço do estacionamento ao lado da calçada, exposição de vivências a partir de roda de conversa e relato de experiências da comunidade.

A educação ambiental será uma grande aliada durante o evento, pois engloba diferentes formas e contextos que tratam de questões socioambientais, por se configurar em uma ferramenta que aciona a interdisciplinaridade entre arte, música, teatro, jardinagem, pinturas e outros por meio da vivência coletiva. “A Uepa precisa ampliar e dar mais visibilidade ao seu processo de ambientalização em relação às diversas temáticas ambientais, de forma articulada e coletiva.  Os parceiros externos estão se aproximando”, comentou a professora do Programa de Pós Graduação em Educação e coordenadora do Grupema, Maria das Graças da Silva.

São apoiadores externo do projeto a organização Engajamundo; o Grupo de voluntários do Greenpeace Belém-PA; Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPE); Centro Acadêmico de História da Uepa (CAHIS); Mapa Educação; Ideflor-bio; Plangea; Laboratório de Educação Ambiental (LEA) e a Coordenadoria de Ações Educativas Complementares da Secretaria de Estado de Educação (Caec-Seduc).