Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÓRUM

Governo destaca potencial para novos investimentos em Canaã dos Carajás

Por William Serique (SECOM)
03/10/2019 01h03

O governador Helder Barbalho no encerramento do Fórum de DesenvolvimentoCom a expectativa de receber quase 100 mil visitantes, a 4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (Fenecan) foi aberta na quarta-feira (2) e recebeu a visita do governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda de trabalho no sudeste paraense. O evento, realizado pela Prefeitura de Canaã, prossegue até o próximo domingo (6). Na ocasião, o governador participou do encerramento do II Fórum de Desenvolvimento da Região Carajás.

Helder Barbalho disse que o momento é para debater o futuro de Canaã dos Carajás, e registrou que o município vem crescendo, se desenvolvendo, e a cidade está bonita e bem cuidada.

“Precisa avançar cada vez mais, garantindo com que a cidade esteja atendendo aos anseios e às expectativas da população. Esta pauta de discussão feita aqui permite que tratemos o presente, mas acima de tudo que possamos propor o futuro. E um futuro para Canaã é fazer com que a mineração seja a principal vocação, mas fazer desta vocação uma alternativa que permita com que outras atividades econômicas possam aqui se instalar. A mineração é um bem finito, e nós não podemos esperar que esta riqueza que está no subsolo de Canaã acabe. Precisamos pensar nas gerações futuras”, disse o chefe do Executivo.

Comitiva durante a 4ª Feira de Negócios de Canaã dos CarajásO governador destacou a parceria com o município. “Nós firmamos um acordo com a Prefeitura. Nos primeiros 45 km que ligam Canaã dos Carajás ao posto 70 da BR-155, a prefeitura já está iniciando a sua parte, investindo nos primeiros 20 km, e mais quatro pontos que compõem a estrada. O Estado, logo em seguida, continuará para entregar esta primeira etapa. Conclusa essa primeira etapa, nós vamos avançar na BR-155 até o limite com o Estado do Tocantins”, assegurou o governador.

Negócios - O município, com vocação para a indústria extrativista de minérios, também é um importante polo de geração de negócios em diversas frentes. Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, é “muito importante a nossa primeira Fenacan com a presença do governador. Essa é a 4ª, mas a primeira que ele se faz presente e reforça a grandiosidade da festa. Nós estamos muito gratos com a presença do governador, dos deputados e demais autoridades”.

O deputado estadual Miro Sanova destacou a importância de Canaã para a região sudeste, e para todo o Estado do Pará. “Canaã tem um potencial mineral gigantesco, e também um potencial de negócios muito grande. Nada mais justo do que a Assembleia (Legislativa) participar desta Feira, que também ajuda na comemoração do 25º aniversário do município, junto com o governo do Estado”, ressaltou o parlamentar.

A Fenecan foi estruturada no complexo “Canaã 25 anos”, às proximidades do Bosque Gonzaguinha, importante espaço turístico na sede municipal, o que torna mais acessível aos visitantes e expositores.

Potencial - “Essa 4ª Fenecan é uma grande oportunidade de estar mostrando os principais negócios e as vocações aqui da região. Muita gente observa que nós temos vários segmentos que podem ser atendidos e desenvolvidos, e mostra cada vez mais que o município de Canaã tem uma potencialidade grandiosa, tanto para agricultura, pecuária e apicultura”, frisou Hugo Suenaga, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A programação - com palestras, rodadas de negócios e oficinas -, está inserida nas comemorações pelos 25 anos de emancipação de Canaã dos Carajás, que inclui ainda o 3º Festival da Cultura Gastronômica, a Apipará 2019, o Fórum de Desenvolvimento Regional, o Seminário do Serviço Mineral e eventos culturais.

Segundo o deputado estadual Gustavo Sefer, Canaã dos Carajás é um dos municípios-polos com vasta riqueza mineral em seu solo.

Crescimento sustentável - O II Fórum de Desenvolvimento da Região Carajás discutiu com lideranças políticas e empresariais o futuro da região de Carajás, assim como alternativas para o crescimento sustentável e a geração de renda. O governador Helder Barbalho participou do encerramento.

“Nós estamos nessa região, no berço do maior potencial econômico do Estado do Pará, no berço das maiores riquezas minerais do planeta. Só que, como bem disse o governador do Estado, são riquezas finitas. Nós precisamos montar nesse cavalo. Precisamos atrair as empresas minerais para o Estado do Pará, mas entendendo esta realidade como um produto finito, e criar outros mecanismos de produção, outras atividades geradoras de emprego e renda, para que quando essa riqueza tenha fim o Pará esteja estruturado e em condições de desenvolver sua economia e dar qualidade de vida para nossa população”, ressaltou o deputado estadual Tony Cunha.

Assistência - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio do escritório local de Água Azul do Norte, também na região sudeste, iniciou a prestação de assistência técnica a médios produtores rurais, atendendo pelo programa de incentivo à agropecuária e à pesca, do governo estadual, voltado para médios produtores na elaboração de projeto de assistência técnica.

Dois projetos de fortalecimento da pecuária em Água Azul do Norte, voltados para grandes produtores, receberão financiamentoA Emater trabalhou na implantação de três projetos-pilotos, de acordo com a elaboração da ficha cadastral rural do Banco da Amazônia, via agência de Canaã dos Carajás, em julho deste ano. Os projetos contemplam investimentos fixos e semi fixos, especificamente na pecuária de corte e leiteira, com inserção de tecnologia.

Na atual conjuntura, dois projetos obtiveram resultados, e outro deve ser logo contratado. No evento de quarta-feira em Canaã foi autorizado o financiamento para dois projetos de fortalecimento da pecuária em Água Azul do Norte, voltados para grandes produtores. Essa é a primeira vez que a Emater desenvolve projetos com valores expressivos.

“Foi contratado financiamento para dois produtores com o valor expressivo, que vai trazer investimentos para dentro do município e geração de renda e emprego, melhorar a qualidade de vida do nosso agricultor. O que foi assinado foi um momento ímpar, até porque foi a primeira vez que a Emater fez um projeto de grande volume, com valor expressivo, para uma população que a gente não costuma atender, que é o grande e médio produtor. A introdução dessa nova camada dos agricultores mostra que a empresa está tendo credibilidade, que faz com que não só agricultor familiar procure, mas também o médio e grande produtor”, informou Cleide Amorim, presidente da Emater Pará.

A comitiva do governo do Estado também foi integrada pela secretária de Educação, Leila Freire; pelo presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Konor, e pelo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará, Rubens Magno.