Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO

Em São Geraldo do Araguaia, Estado entrega a 23ª escola reformada em 2019

Por Laíse Coelho (SECOM)
02/10/2019 23h18

O governador Helder Barbalho no laboratório de informáticaA Escola Estadual Lenilson Luz Miranda é uma das 23 unidades de ensino, da rede pública estadual, entregues reformadas neste ano pelo governador Helder Barbalho. A escola, que volta a atender quase 400 estudantes em São Geraldo da Araguaia, no sudeste paraense, foi entregue nesta quarta-feira (2), diante de alunos, professores e autoridades estaduais e municipais.

As mudanças concretizadas na escola, há muito esperadas pela população, foram destacadas pela diretora Líbana Silva. “A escola estava deteriorada. O teto estava caindo, paredes rachadas, com problemas sérios na estrutura. Não tinha ar condicionado, só ventilador. A reforma transformou o ambiente e nos deu muito mais conforto para trabalhar”, afirmou a educadora.

Totalmente reformada, a escola atende quase 400 estudantesCom 380 alunos em três turnos (manhã, tarde e noite), a Escola Estadual Lenilson Luiz Miranda atende estudantes do ensino médio e turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com a reforma geral, o espaço ficou com oito salas climatizadas, biblioteca, laboratório de informática e laboratório multidisciplinar (ambos equipados), onde os alunos aprenderão na prática as disciplinas de química, física e biologia.

Estímulo - Para a professora Anita Cruz, uma das mais antigas da escola, as novidades vão estimular os alunos. “Depois da reforma, tudo melhorou. Até o número de alunos aumentou. As salas de aula eram muito quentes, e os alunos já vinham desestimulados. Depois da reforma, os alunos passaram a vir com mais ânimo, vontade e frequência, e isso é excelente para o desempenho escolar”, ressaltou a professora.A entrega da escola reuniu Helder Barbalho e várias autoridades da região

Outro espaço aguardado com muita expectativa pelos alunos é a quadra coberta. Luiz Fernando Pereira, do 1° ano do ensino médio, um dos mais ansiosos, considerou as mudanças positivas. “Os novos espaços da escola vão melhorar muito a nossa qualidade de estudo. Me sinto muito mais motivado. Tá tudo mais bonito e agradável” afirmou o estudante de 16 anos.

Diálogo sobre educação - A secretária de Estado de Educação, Leila Freire, destacou a importância da troca de experiências entre os professores. “O que eu mais gosto em todo esse processo é que, quando você entrega uma escola e tem o quadro de docentes completo, começa a falar de qualidade da educação. E aqui, durante essa entrega, teve um ponto fantástico. Nós sentamos na sala dos professores e fizemos uma roda de conversa sobre as possibilidades na área da educação. Uma experiência muito enriquecedora”, frisou a titular da Seduc (Secretaria de Estado de Educação).

O governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com a melhoria da educaçãoNa cerimônia de entrega, o chefe do Executivo estadual reforçou o compromisso com a educação. “A reestruturação da nossa rede física permite um ambiente adequado para os nossos alunos, e estou feliz por chegar à marca de 23 escolas reconstruídas e entregues. Nós estamos construindo um novo tempo, um novo momento, em que a educação nesse Estado passa a ser tratada com absoluta prioridade. Que esse espaço seja de formação e conhecimento, e que os nossos alunos possam ter a certeza de que aqui estarão aprendendo e construindo seus futuros”, reiterou o governador.

A entrega da escola contou ainda com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; do presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Konor; dos deputados estaduais Gustavo Seffer, Tony Cunha e Wenderson Azevedo Chamon (Chamonzinho); do secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon, e do prefeito de São Geraldo, Edilson Carvalho.

Helder Barbalho no laboratório multidisciplinar, preparado para o ensino de química, física e biologia