Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Abrigo estadual celebra Dia do Idoso com espaço de beleza

Por Camila Santos (SEASTER)
01/10/2019 20h26

Melhorar a autoestima, oferecendo um espaço para o cuidado com a estética, é o objetivo do governo do Estado ao inaugurar nesta terça-feira (1º) o espaço de beleza "Rosenda Silva", no abrigo estadual Lar da Providência, em Belém. Durante toda a semana os abrigos estaduais para idosos, gerenciados pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveram programações alusivas ao Dia Internacional do Idoso - 1º de Outubro. Os acolhidos no Lar participaram da inauguração do salão de beleza, que oferece serviços semanais de manicure, pedicure, corte de cabelo e hidratação.

O nome do espaço -  Rosenda Silva - homenageia uma idosa acolhida no local que faleceu em agosto deste ano. O filho de Rosenda doou os bens que ela havia adquirido ao longo dos anos para serem revertidos aos idosos, como forma de agradecimento pelo acolhimento dado a sua mãe.

Durante a inauguração, a gerente do espaço, Silvia Souza, destacou a importância do espaço para a autoestima e o bem-estar das pessoas atendidas no local. "Todo idoso que vem para o lar tem uma história, e geralmente ele chega com essa história apagada por conta dos maus-tratos, da violência psicológica, e aqui nós tentamos resgatar a autoestima, a alegria, e consequentemente a sua história de vida. Por isso, o salão de beleza é primordial. Para eles (idosos) cuidar do corpo e da aparência faz diferença. É diferente do tratamento do dia a dia", ressaltou.

Nas unidades de acolhimento, o principal serviço é moradia com atendimento integral, por isso os abrigos contam com uma equipe multiprofissional, composta por nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, dentistas, cuidadores e monitores.

Carla Queiroz é monitora há nove anos, e hoje faz parte da equipe de atendimento do salão de beleza. Para ela, é gratificante ver os resultados e a alegria proporcionada aos idosos com esses atendimentos. "Eles veem esse espaço como um momento de descontração, de entretenimento. É perceptível como os idosos saem daqui mais animados. Eu me sinto honrada em poder contribuir com essa melhora, e ver os sorrisos no rosto de pessoas como eles, que já sofreram tanto. É recompensador, emocionante", afirmou a monitora.

Programação – A programação especial alusiva ao Dia Internacional do Idoso nos abrigos estaduais incluiu passeios turísticos, apresentações de bandas, mostra de cinema e palestras voltadas a funcionários e convidados.

À tarde, o espaço Nosso Lar Socorro Gabriel, localizado no bairro de Val-de-Cães, promoveu uma celebração religiosa. Andréa Lisboa, gerente do Nosso Lar, frisou a importância em atrair a comunidade para participar das atividades nos abrigos. "Os idosos se sentem felizes em receber pessoas aqui, e nesses eventos eles fazem questão de ter a casa arrumada, o espaço decorado. Eles se arrumam para recebê-los, e sempre que possível nós convidamos os moradores e a comunidade para participar", acrescentou.

A celebração religiosa foi celebrada pelo padre Glaudemir Simplício, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Segundo ele, "antigamente a palavra asilo era carregada de negatividade. Mas felizes são aqueles que atingem a terceira idade. Ser idoso significa experiência e sabedoria, por isso se tornam os espelhos da juventude. Tristes são os jovens que têm medo do amanhã".